O brasão de armas tem as seguintes características:

   Escudo português redondo em dourado que representa a bondade do farturense  em todas as épocas, o que faz de fartura um dos mais acolhedores lugares deste querido estado de são paulo, a cor branca, fazendo fundo ao escudo, simboliza a pureza deste povo ordeiro e respeitador.
   Quanto aos símbolos, encontramos à direita a “cruz”, símbolo da fé inabalável do povo e de seu grande sentimento religioso, a cor vermelha, ressalta o grau elevado da fé cristã.
   À esquerda o “peixe” que deriva da elevada piscosidade do ribeirão do mesmo nome que banha a cidade , e despeja suas águas na represa de chavantes.
   Na parte inferior, à esquerda uma homenagem a paisagem magnífica, à “serra”, embalada por nuvens, e lá embaixo, o rio que corre mansamente pelo vale verdejante.
   À direita o “arado“ rudimentar, representa a nossa agricultura, base econômica do município.
   Na parte superior, servindo de teto ao escudo, a “coroa mural”, lavrada em prata com três torres e três pontas, simbolizando as três virtudes teologais: fé, esperança e  caridade.
   A “coroa mural”, é o símbolo da municipalidade, com seus poderes executivo e legislativo, coordenadora do progresso do município.
   O “café e o milho”, cercando o escudo, assinalam os principais produtos agrícolas do município.
   O brasão tem a sua parte inferior gravada em fita tradicional, o dístico: “cópia in omnibus” (fartura em todas as cousas).


Fonte: Acervo - Biblioteca E.E. Monsenhor José Trombi.
 
Versão de Avaliação Prefeitura Municipal de Fartura
Praça Deocleciano Ribeiro, 444 - Centro - CEP: 18.870-000