Projeto Dengão é encerrado em Fartura
28/11/2016 - 05:32

O Projeto Dengão encerrou-se nessa semana na Escola João Batista de Oliveira e nas creches municipais. Foi uma parceria da Biblioteca Municipal com a Coordenadoria Municipal da Educação com o objetivo de conscientizar as crianças sobre os perigos da Dengue e do Zika vírus por meio da arte de abordagem lúdica.
Tendo em vista a epidemia de Dengue e Zika vírus que assolou o País e a necessidade de informar a população, pretendeu-se com este projeto conscientizar sobre os cuidados que se deve ter para evitar o crescimento de focos do mosquito, por meio de contação de histórias, de atividades lúdicas e interdisciplinares, que proporcionaram a ampliação dos conhecimentos das crianças seus familiares e da comunidade do nosso município.
Durante o ano foram contadas seis histórias somando 90 contações com 20 minutos de duração cada tendo a participação de aproximadamente 1.200 crianças. Em cada história as crianças e os professores ajudaram a montar o mosquito.
Nos dias 21 e 22 as crianças do ensino fundamental e pré-escola estiveram no Salão Nobre da Escola João Batista de Oliveira para participar do encerramento do projeto, onde houve a contação de história: Juca machuca e o mosquito da Dengue, em seguida teve uma retrospectiva das fotos das contações de história durante o ano, dando continuidade foi apresentado também um filme: Peppa contra o Zika vírus, finalizando com a apresentação do mosquito. No dia 23 a equipe da biblioteca foi até a CEI Irene Lança Ribeiro e CEI Madre Gaetana Sterni para fazer a apresentação.
Para a supervisora municipal da Educação, Maria Isabel Calabresi Faustino, essa parceria com a Biblioteca Municipal trouxe bons frutos aos alunos fazendo com que desenvolvam ainda mais a proficiência leitora e escritora.
“Agradecemos a todos os envolvidos com o projeto, que não mediram esforços para que ele se concretizasse”, disse a supervisora.
De acordo com a coordenadora municipal da Educação, Jovana Leite Dognani, a dobradinha entre a Coordenadoria da Educação e a Biblioteca Municipal foi um sucesso.
“As crianças das escolas e creches municipais tiveram a oportunidade de ir até a Biblioteca participar do projeto onde eram contadas as histórias, o que é muito importante para o desenvolvimento das crianças que aprendem muito com os contos, quero deixar meu agradecimento á equipe da biblioteca, aos gestores, professores e alunos e também aos motoristas e monitores  que auxiliaram para a realização deste projeto”, ressaltou a coordenadora.
Feliz com o resultado, a bibliotecária Luciana Erustes complementou: “Esse projeto buscou proporcionar uma experiência agradável através da leitura, visto que o ato de ler e ouvir história abre nova perspectiva à criança, permitindo-lhe posicionar-se criticamente diante da realidade. Acredito que o projeto atingiu seu objetivo despertando o gosto, o prazer dos alunos pela leitura. Quero agradecer a coordenadora da Educação Jovana Leite de Oliveira Dognani, a supervisora Maria Isabel Calabresi Faustino por acreditarem e apoiarem o projeto. A equipe gestora das escolas, professores, funcionários das escolas, motoristas, aos voluntários e toda a equipe da biblioteca”.

Atendimento de Segunda a Sexta das 8:00 às 11:00 e das 13:00 as 17:00.
Prefeitura Municipal de Fartura
Praça Deocleciano Ribeiro, 444 - Centro - CEP: 18.870-000