CEI Irene lança realiza exposição em homenagem aos 126 anos de Fartura
06/07/2017 - 08:45

Na noite de 22 junho, foi realizada no Centro de Educação Infantil (CEI) “Irene Lança Ribeiro”, a exposição do projeto, “Nossa História, Nossa Cidade, Nossa Memória: Parabéns Fartura pelos seus 126 Anos”, em parceria com a Coordenadoria Municipal de Educação.
O projeto foi idealizado pelo professor Me. Eduardo Gasperoni de Oliveira, sendo desenvolvido por toda equipe docente, equipe gestora e demais profissionais de apoio da instituição.
O projeto ocorreu durante os meses de março e abril e culminou com o encerramento do semestre letivo na reunião de pais e mestres, contando com a expressiva participação e o prestígio dos pais e demais familiares, gestores escolares, autoridades municipais e comunidade local.
No dia 31 de março de 2017, a cidade de Fartura completou 126 anos de emancipação político-administrativa. E como este é um marco importante para os farturenses, foi aproveitada a oportunidade para que as crianças desta instituição de Educação Infantil conhecessem um pouco sobre a história da cidade, relacionando com a sua própria história e construindo a sua própria identidade.
Os trabalhos, as atividades e as brincadeiras desenvolvidas no projeto abrangeram todos os campos de experiência da educação infantil: linguagem, matemática, artes visuais, natureza e sociedade, música e movimento.
Dentre os trabalhos e cartazes desenvolvidos e apresentados pelos professores e alunos, podemos citar: a receita do bolo de aniversário de Fartura, o mural com pesquisa de fatos, fotos, reportagens e curiosidades ontem e hoje do município (colaboração e empenho dos familiares), a carta endereçada ao município parabenizando pela data natalícia, cartazes trazendo os apelidos em homenagens ao nosso município, como a “Pérola do Vale” e “Fartura: Cidade Feliz”, além de outros trabalhos expostos, como: “Fartura de Braços Abertos”, uma releitura da obra “O Abraço”, de Romero Britto; o cartaz Fartura de bênçãos, de vitórias, de sentimentos, de companheirismo, de valores, cartazes sobre a base da economia farturense: leite, milho e café com degustações de seus derivados, gentilmente doados por muitos colaboradores – professores, gestores, pais, comerciantes em geral e autoridades municipais.
Uma das grandes atrações da exposição foi o “Livro Gigante sobre o Hino de Fartura”. Cada verso foi apreciado, ouvido e interpretado por todas as crianças da C.E.I. “Irene Lança Ribeiro”, desde as turmas do berçário até os segundos estágios, sob a orientação de seus respectivos educadores.
O livro gigante, assim como demais trabalhos tiveram, essencialmente, o objetivo de levar as crianças e ao público presente conhecer um pouco sobre a história da cidade de Fartura, conhecer sua cultura, seus valores, sua economia, seu povo, em suma, relacionando com a sua própria história e construindo, dessa forma, sua identidade.
A justificada da realização desse projeto foi de promover às crianças o conhecimento das características que definem o município em que elas vivem, oportunizando lhes de desvendar lugares, belezas por vezes esquecidas, fazendo com que elas reconheçam e valorizem sua cidade, seus atrativos e sua verdadeira história, fazendo um resgate cultural, enfim, resgatando elementos constituintes da identidade da população farturense.

Atendimento de Segunda a Sexta das 8:00 às 11:00 e das 13:00 as 17:00.
Prefeitura Municipal de Fartura
Praça Deocleciano Ribeiro, 444 - Centro - CEP: 18.870-000