Fartura realiza a quarta oficina da Planificação do SUS
28/08/2017 - 09:19
 
Na terça-feira passada (22) aconteceu no barracão do Bairro Bela Vista, a quarta oficina da planificação do SUS. Lembrando que esta é uma ação do CONASS, DRS VI, BID e Prefeitura Municipal, através da Coordenadoria da Saúde, que com esta parceria, Fartura foi contemplada com a construção do prédio do ESF São Caetano, a qual será toda equipada com o financiamento do BID (Banco Internacional de Desenvolvimento).
Esta quarta oficina abordou a temática dos eventos agudos e das condições crônicas no âmbito da atenção primária, destacando os modelos de atenção e a implantação dos macroprocessos propostos na construção da Atenção Primária à Saúde. 
A facilitadora e psicóloga Daniela Viana, explica que a organização destes macroprocessos exige implantar os seguintes processos: A elaboração e o monitoramento dos planos de cuidado; a gestão de risco da atenção com foco na segurança das pessoas usuárias; a educação permanente dos profissionais de saúde; a educação em saúde para os usuários; a gestão de casos; os grupos operativos, como os grupos de diabetes, hipertensão, obesidade, ansiedade e depressão, etc; o mapa de recursos comunitários; o autocuidado apoiado; e os novos formatos da clínica: a atenção contínua, a atenção compartilhada a grupo, a atenção por pares, o matriciamento entre generalistas e especialistas e a atenção a distância.
A facilitadora e enfermeira da Unidade Laboratório, ESF Bela Vista, Jacqueline Dognani, coloca a importância da implantação e capacitação da estratificação e classificação de riscos das condições crônicas e agudas. 
Vale ressaltar a importante presença da articuladora da Atenção Básica do Vale Jurumirim (DRS VI) a senhora Marcia Meira, os representantes do CONASS, as senhoras Leane Carvalho e Marta Barreto, representante da Secretaria Estadual da Saúde Neil Borelli, assim como a Coordenadora da Saúde, Senhora Regiane Medeiros.
As facilitadoras Daniela e Jacqueline agradecem a participação das autoridades presentes, de todos os profissionais da saúde que estiveram presentes, pois sem eles nada disso estaria acontecendo, ao prefeito Hamilton Cesar Bortotti, ao vice-prefeito Pedro Armando pelo apoio e confiança, e ao vereador João Buranello e comunidade do Bela Vista que gentilmente cederam o espaço para o evento.
 
Visitas: 102
 
Atendimento de Segunda a Sexta das 8:00 às 11:00 e das 13:00 as 17:00.
Prefeitura Municipal de Fartura
Praça Deocleciano Ribeiro, 444 - Centro - CEP: 18.870-000