Programa Viagem Literária inicia módulo "Escrita Criativa"
18/09/2017 - 08:12

Nesta décima edição do Viagem Literária, o programa trouxe uma ação inovadora no último módulo agora em setembro, que é a oficina de “Escrita Literária”. Conduzida por um facilitador voluntário da comunidade, em Fartura o professor Henrique Mendes Lucarelli que iniciou este trabalho.
A oficina está sendo ministrada na Biblioteca Municipal Professor Roberto Moreira em oito encontros (cronograma abaixo) com uma hora e meia cada, as segundas-feiras, das 19 horas às 20h30, com 20 participantes.  Na segunda-feira (11) já teve início a oficina. O grupo se apresentou, conheceu o professor e escritor Henrique Mendes Lucarelli, que falou sobre o mito romântico do autor e sobre o escritor Edgar Alan Poe. "Construí a oficina na forma de diálogo. Em cada encontro, fazemos a análise de um texto buscando entender o caminho de sua construção. Ao estudar outros escritores, melhoramos a nossa expressão. Quem lê mais, escreve melhor", salientou o oficineiro iniciante.
Os participantes saíram animados e ansiosos para o próximo encontro. “A oficina de escrita criativa agregará habilidades imensuráveis a nós participantes, uma vez que traz conhecimento de literatura, interpretação de texto e produção textual. Nesta primeira aula, o professor Henrique Lucarelli trouxe como tema a leitura e releitura; escrever e reescrever, para tanto, utilizou como base o autor, poeta, editor e crítico literário Edgar Allan Poe, conhecido também como o inventor da ficção policial. Entre os participantes da oficina há pessoas de todas as idades, afirmando a pluralidade do conhecimento. Os alunos que pretendem prestar vestibular e o Enem também se fizeram presentes. Desta forma, levando em conta a qualidade do material da oficina, da excelente biblioteca de Fartura, bem como de seus dirigentes, como estudante de letras pretendo usar esse conhecimento para projetos futuros.” disse Franciele.

MAIS INFORMAÇÕES
Professor Henrique Mendes Lucarelli, 28, formado pela Unicamp em História, é autor do romance epistolar "Na Segunda Gaveta à Esquerda", e possui estudos voltados para as relações entre escrita e narrativa biográficas. Atualmente ele é professor regular da escola ETEC (Taquarituba e Ipaussu) e da faculdade FACESPI (Piraju) na área de Humanas.
Já o programa Viagem Literária é uma ação da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo através do SisEB ( Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas) com o apoio da Biblioteca Municipal, em Fartura, para fomentar a leitura e a produção literária no Estado.

Atendimento de Segunda a Sexta das 8:00 às 11:00 e das 13:00 as 17:00.
Prefeitura Municipal de Fartura
Praça Deocleciano Ribeiro, 444 - Centro - CEP: 18.870-000