Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Libras
Atalhos
Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Fartura, terça-feira, 16 de abril de 2024 Telefone (14) 3308-9300

Atendimento Atendimento: Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Segu
15/04
Chuva
Máx 25 °C
Min 20 °C
Índice UV
8.0
Terç
16/04
Parcialmente Nublado
Máx 27 °C
Min 21 °C
Índice UV
8.0
Quar
17/04
Chuva
Máx 25 °C
Min 21 °C
Índice UV
8.0
Quin
18/04
Chuva
Máx 24 °C
Min 18 °C
Índice UV
8.0

Meio Ambiente e Agricultura - Sexta-feira, 26 de Março de 2021

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Fartura contará com ações de Educação Ambiental

Profissional, Isabela Mendes, desenvolverá ações de conscientização junto à população, visando melhorias no descarte de materiais recicláveis; meta é criar ideias junto à comunidade escolar, através da plataforma online disponibilizada pela Coordenadoria


Fartura contará com ações de Educação Ambiental

A Cooperativa de Trabalho de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis de Fartura (Coopera Fartura) contratou a profissional Isabela Mendes, como educadora ambiental, para desenvolver ações de conscientização junto à comunidade em geral. A Prefeitura Municipal é a responsável pela coleta seletiva no município, enquanto a Coopera Fartura faz a destinação final do material.

A Cooperativa enfrenta problemas relacionados à separação incorreta do material. Diariamente, grande quantidade de descartes orgânicos, como papel higiênico, animais mortos, restos de comida ou até mesmo materiais contaminantes, como máscaras, são dispensados irregularmente. O assunto foi tema de um encontro que aconteceu no mês de fevereiro entre os integrantes da Coopera Fartura, prefeito Luciano Filé e coordenadora do Meio Ambiente, Eliana Bergamo.

Na oportunidade, foi elencada como prioridade a necessidade de desenvolvimento de ações educativas para que ocorra a conscientização da população quanto à importância da separação adequada do lixo, orgânico e reciclável. Isabela realizará este trabalho junto à comunidade. “A separação do lixo evita a contaminação dos materiais reaproveitáveis, aumentando o valor agregado destes e diminuindo os custos de reciclagem”, enfatiza Isabela.

Ela é formada em Química e Segurança do Trabalho, possui inúmeras especializações e cursa Ciências Biológicas, atualmente. Suas ações serão desenvolvidas em parceria com a Prefeitura e Associação Comercial e Industrial de Fartura (ACIF).

Junto à Coordenadoria de Educação, deve desenvolver projetos para trabalhar com os professores e, em segundo momento, desenvolver atividades com os alunos da rede municipal, através das atividades oferecidas pela plataforma educacional online.

“Busco parcerias com a ACIF, visando estimular o comércio a realizar de forma correta a coleta seletiva”, explica. Isabela salienta que é importante que, além das ações educacionais, deve estudar uma forma de orientar e fiscalizar os moradores e comerciantes para que atuem de forma correta quanto ao descarte. 

“A Educação Ambiental é a ação educativa que contribui para a formação de cidadãos conscientes da preservação do meio ambiente, despertando a preocupação individual e coletiva para a questão ambiental, contribuindo para o desenvolvimento de uma consciência crítica e os tornando aptos a tomar decisões coletivas sobre questões ambientais necessárias para o desenvolvimento de uma sociedade sustentável”, conclui Isabela.

514 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

UNIDADES FISCAIS

Fique por dentro dos índices - ver todas

UFM - 2024

R$ 4,30

Versão do sistema: 2.0.0 - 12/04/2024

Portal atualizado em: 15/04/2024 16:31:17

Prefeitura Municipal de Fartura - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.