Fartura, sábado, 01 de outubro de 2022 Telefone (14) 3308-9300

Assistência Social - Terça-feira, 06 de Abril de 2021

Assistência Social explica funcionamento do Cadastro Único

Assistência Social explica funcionamento do Cadastro Único

A Coordenadora de Assistência e Desenvolvimento Social de Fartura, Patrícia Braga, esclareceu o funcionamento do Cadastro Único, popularmente conhecido como “CadÚnico”. De acordo com a líder da área social, trata-se de uma ferramenta utilizada pelo Governo Federal para identificar e caracterizar as famílias brasileiras.

“Serve também para dar apoio à implementação de políticas públicas que visam a melhoria na vida da população”, frisa. A coordenadora citou que: “o Governo Federal, Estados e Municípios utilizam as informações sobre todo o grupo familiar, as características do domicílio, as formas de acesso a serviços públicos essenciais e, também, dados de cada um dos componentes da família cadastrada”.

“Dessa forma, os gestores ficam cientes de todos os riscos e vulnerabilidades que a população apresenta. O Cadastro Único é a principal porta de entrada para os benefícios do Governo Federal”, explica. Alguns deles são: Programa Bolsa Família; Benefício de Prestação Continuada (BPC), também popularmente conhecido como “Loas”;  Isenção de taxas em concursos públicos; Tarifa social de energia elétrica; Tarifa social de água; Carteira do idoso;  Redução da contribuição previdenciária para fins de aposentadoria de dona de casa; Programa Identidade Jovem e o Auxílio Emergencial, ofertado durante a pandemia da Covid-19.

Para fazer a inscrição no Cadastro Único, é preciso agendar atendimento no CRAS mais próximo da residência. Mais informações podem ser obtidas no CRAS Ângelo Lucarelli, situado na Avenida João Rocha de Andrade, 589, Vila de Fátima, telefone (14) 3382-1269 ou CRAS José Ubirajara Teixeira, na Rua Samuel de Oliveira,141, Centro, telefone (14) 3308-9200. Horário de funcionamento das 8h às 17h.

UFM - 2022

Portal atualizado em: 30/09/2022 18:42:11