Fartura, sábado, 01 de outubro de 2022 Telefone (14) 3308-9300

TURISMO - Terça-feira, 29 de Junho de 2021

Dia do Pescador: Fartura celebra a referência na pesca esportiva

Município conta com o grupo Far Fishing Club que atrai integrantes de diversas partes do Estado de São Paulo; equipe de pesca esportiva destaca riqueza das águas da Represa de Chavantes para a criação de Tucunarés

Dia do Pescador: Fartura celebra a referência na pesca esportiva

O Dia do Pescador é comemorado hoje, terça-feira, 29 de junho, por ser Dia de São Pedro. O apóstolo pescador, que também é padroeiro deste público. O município de Fartura é referência na pesca esportiva de Tucunarés, estilo de pescaria que mantém vivos os exemplares pescados. As informações são dos integrantes do grupo Far Fishing Club.

Os mais de 30 representantes da equipe residem em diversos municípios do Estado de São Paulo e promovem pescarias na Represa de Chavantes, considerada por eles o melhor local para esta modalidade de pesca.

De acordo com os fundadores Paulo Henrique Cola, que pesca há 15 anos, e Filipe Pedrassini, no esporte há quatro anos, o objetivo é preservar a espécie de Tucunarés na Represa.  A equipe pesca em caiaques e foi fundada há dois anos e meio. No entanto, as atividades do grupo estão reduzidas devido à pandemia de Covid-19.

“Temos uma grande riqueza e moramos no melhor lugar do mundo”, enfatiza Paulo Henrique. Eles pescam no trecho do Bairro Areias e também em outros locais. “Cada ano que passa a Represa tem mais peixes”, acrescenta Filipe. Ambos são unânimes em afirmar que: “Fartura está virando referência na pesca esportiva”.

O objetivo do grupo é fortalecer o Turismo, atraindo cada vez mais pescadores a esta modalidade, já que o Tucunaré é considerado o peixe embaixador da pesca esportiva. Paulo conta que eles usam iscas artificiais e que todos os animais ficam vivos durante e após a atividade. “Todos são devolvidos às águas”, salienta.

Paulo informa que, desde quando foi fundado o Far Fishing, a equipe conseguiu atrair muitos pescadores que antes eram predadores e se conscientizaram da importância de manter os peixes vivos. “Alguns deles se tornaram instrutores de pesca e mudaram, assim, seu ramo de atividades, visando preservar as espécies e fomentar o Turismo”, destaca Paulo.

As mulheres também fazem parte do grupo. São cinco pescadoras que dão exemplos e chegam a pescar Tucunarés de 50 centímetros. Na Represa de Chavantes, segundo eles, já foram pegos peixes de até 60 centímetros, o que eleva o nome de Fartura no meio da modalidade.

“Certa vez fomos pescar na mesma Represa, no entanto, do lado do Paraná, onde existe a pesca predatória, não conseguimos pegar nenhum peixe, o que prova que esse estilo de pescaria pode acabar com os Tucunarés do local”, conta Paulo. “Nosso foco é a preservação e alavancar o Turismo Esportivo, sempre preservando a espécie”, continua. Para eles, nunca a pesca esportiva foi tão visada, como agora. Quem quiser conhecer melhor o grupo Far Fishing Club pode acessar o link https://instagram.com/farfishing_club?utm_medium=copy_link

Fartura trabalha a legalização da pesca do Tucunaré

Por meio de Projeto de Lei, a Prefeitura de Fartura, com o intermédio da Coordenadoria Municipal de Turismo, pretende regularizar a Pesca do Tucunaré Amarelo (Cichla Kelberi) e Tucunaré Azul (Cichla Piquiti) nas águas da Represa de Chavantes, dentro dos limites do município.

De acordo com André Bertoni, coordenador da Pasta, a meta é fomentar o Turismo de Pesca, reconhecendo o Tucunaré como integrante da fauna silvestre local.

Se aprovado o PL, será proibida a pesca profissional, predatória, processamento, comércio, estocagem e transporte de peixes da espécie Tucunaré Amarelo e Tucunaré Azul. Sendo permitida, no entanto, a pescaria esportiva (pesque e solte) e a pesca destinada ao consumo humano, que prevê a captura de apenas dois Tucunarés por pescador.

Coordenadoria de Turismo considera a pesca um dos alicerces do desenvolvimento turístico

Para a Coordenadoria de Turismo, a pesca é um segmento muito importante, capaz de gerar renda e alavancar a economia do município rapidamente, de acordo com André Bertoni. “Especialmente pelo potencial hídrico do município”, conclui.

UFM - 2022

Portal atualizado em: 30/09/2022 18:42:11