Fartura, quinta-feira, 28 de março de 2024 Telefone (14) 3308-9300

Assistência Social - Segunda-feira, 05 de Julho de 2021

Assistência Social de Fartura distribui mais de 15 toneladas de alimentos no primeiro semestre deste ano

Levantamento foi apresentado aos vereadores do município, que conheceram melhor o trabalho desempenhado pelo Setor

A Coordenadoria de Assistência e Desenvolvimento Social, de Fartura, distribuiu de janeiro a maio deste ano, 567 cestas básicas aos moradores em situação de vulnerabilidade social do município. As informações são da responsável pela Pasta, Patrícia Braga. “Outras 520 cestas verdes também chegaram até as mesas dos farturenses. Somente no Programa Horta Alimento, foram contempladas 1.155 famílias, nestes primeiros seis meses”, informa. Ao todo mais de 15 toneladas em alimentos foram entregues aos munícipes.

Os números foram apresentados aos vereadores de Fartura em um encontro com a equipe, composta por assistentes sociais, psicólogos e estagiários, da Coordenadoria, no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), Ângelo Lucarelli, nesta manhã de segunda-feira, 5 de julho.

Números

Patrícia, líder do Social, explicou que foram entregues 28 kits de Auxílio Natalidade; atendidas 17 solicitações de Auxílio Funeral; 106 solicitações de Auxílio Financeiro, totalizando o valor de R$ 27.116,60; além de 86 atendimentos relacionados ao Auxilio Transporte e quatro Auxílios Documentação.

A coordenadora esclareceu que o encontro foi importante e visa tirar dúvidas e fortalecer o vínculo entre a política pública e a Câmara de Vereadores. Segundo ela, a Coordenadoria de Assistência e Desenvolvimento Social é a responsável pela execução dos serviços e gestão da Política de Assistência Social - SUAS (Sistema Único de Assistência Social) no âmbito municipal, garantindo a operacionalização das seguranças socioassistenciais com provisões de serviços e benefícios.

“Como estamos vivenciando um contexto de pandemia, foi necessário realizar algumas adaptações às nossas ações e estudar inovações, para garantir a proteção da população e de nossa equipe”, frisa a coordenadora. Para Patrícia, é importante destacar que a pandemia, afetou especialmente as populações que vivenciam a desigualdade, que habitam territórios precários e com menos oportunidades.

Atendimento CRAS

Os CRAS são os responsáveis pelos atendimentos e acompanhamento das famílias em risco e vulnerabilidade social. Sendo a principal porta de entrada para os demais serviços da assistência social. Entre os meses de janeiro e maio de 2021 os CRAS Ângelo Lucarelli e José Ubirajara Teixeira realizaram aproximadamente 4.101 atendimentos, sendo estes:

•             3.611 atendimentos particularizados;

•             141 inclusão no CadÚnico (Cadastro Único);

•             447 atualizações do CadÚnico;

•             157 visitas domiciliares pelas técnicas da PSB

•             741 atendimentos pelo Programa Criança Feliz

•             34 reuniões em equipe

•             18 reuniões de rede intersetorial

Patrícia informou, ainda, que houve aumento no atendimento pela Proteção Social Especial de situações de violação de direitos e riscos sociais relacionados com o impacto da Pandemia. Entre os meses de janeiro e maio, a Proteção Social Especial realizou:

•             596 atendimentos particularizados;

•             174 visitas domiciliares;

•             11 atendimentos grupais;

•             67 atendimentos em rede intersetorial;

•             26 reuniões de equipe;

•             36 reuniões de rede intersetorial

A principal estratégia adotada pelo CRAS para garantir a continuidade do atendimento e acompanhamento das famílias no período de isolamento social foi a organização dos atendimentos com horários definidos para minimizar aglomerações, sendo o aplicativo WhatsApp como principal meio de comunicação.

Auxílio Aluguel contempla 120 famílias

A Coordenadoria de Assistência e Desenvolvimento Social concedeu, conforme Lei Municipal n⁰1.983/14, entre janeiro e maio de 2021, 120 pagamentos de aluguéis ao público atendido pela política de assistência social. Totalizando um montante de R$ 54.670,00.

Patrícia encerrou informando que os trabalhadores do SUAS realizaram no período apresentado aproximadamente 6.171 atendimentos. “Gostaríamos de lembrar que os atendimentos da política de assistência social, desde o início da pandemia, foram intensificados, permanecendo os trabalhadores do SUAS na linha de frente”, concluiu Patrícia.

Contatos

Os números para atendimentos da Coordenadoria de Assistência Social são (14) 3308-9200 ou 3308-9215; 3308-9219; ou 3308-9208. O WhatsApp é o (14) 9.9705-9199.