Fartura, sexta-feira, 26 de abril de 2024 Telefone (14) 3308-9300

Segu

Covid-19 - Quinta-feira, 22 de Julho de 2021

C-Zero: Live destaca Programa que monitora contaminações pela Covid-19 em Fartura

Programa promove ações nos bairros e locais com maior incidência da doença; levantamento promovido pela Prefeitura mostra que infectados, atualmente, são pessoas entre 31 a 40 anos de idade, sendo 67% mulheres

A Prefeitura de Fartura, por meio da Coordenadoria de Saúde, implantou o Programa “C-Zero” no município. Trata-se de um sistema de monitoramento dos casos positivos de Covid-19 no território municipal. Na noite desta quarta-feira, 21 de julho, o prefeito, Luciano Filé, fez uma Live (transmissão ao vivo pelas redes sociais) para explicar detalhes sobre o funcionamento do Programa. Participaram da apresentação o vereador, Filipe Dognani, idealizador do “C-Zero”, além do enfermeiro do Polo Covid, João Vitor de Sá. Para o prefeito, o programa, aliado ao aumento da vacinação antiCovid, é fundamental para a redução dos casos no município, neste último mês.

O monitoramento dos casos positivos é realizado desde o dia 19 de abril, data da implantação do Polo Covid. Para o enfermeiro, João, o Programa representa um grande avanço no combate à pandemia no município, já que a equipe tem amplo controle de casos positivos para a doença, gênero, idade, bairros onde residem, locais onde trabalham, incluindo atendimentos na Santa Casa de Misericórdia de Fartura e sobre os óbitos. De posse de todos os dados, ações são implementadas pela Coordenadoria, que trabalha na redução dos índices nessas áreas.

Mais mulheres que homens positivos

Segundo o levantamento há, atualmente 67% de mulheres infectadas, enquanto 33% são homens. Os bairros com maior incidência de moradores com o vírus, em sua fase ativa, são o Jardim da Serra, São Caetano, Centro, Vila Velha e Barra Seca. A maioria dessas pessoas trabalha no ramo têxtil; são menores de idade e do Lar. Atualmente, os pacientes em monitoramento, com o vírus, somam 43. Eles são acompanhados pela equipe do Polo Covid, de acordo com informações do profissional de saúde.

Faixa Etária infectada

A faixa etária com maior número de contaminados é de 31 a 40 anos; seguida por 41 a 50; 11 a 20 anos e 51 a 60 anos. Outro dado relevante diz respeito aos atendimentos prestados na Santa Casa de Misericórdia, que chegou a 852 moradores com Covid-19, somente no mês de junho. Abril contabilizou 10 óbitos, maior número já registrado na cidade desde o início da pandemia. No entanto, em julho, durante 20 dias, foram registradas três mortes. Os positivos em junho, chegaram a 506 e superaram o mês de abril, onde 446 farturenses foram infectados pela doença. Já em julho são 88 no total, até dia 20.

Ações da Saúde

De posse de todos estes dados, a Coordenadoria de Saúde, trabalha ações como conscientização aos farturenses; entrega de máscaras nos bairros com moradores doentes; testes rápidos nas empresas que registram aumento de contaminados, como em confecções, identificando assim o foco da disseminação no setor de cada empresa e diminuindo os números. A Prefeitura realiza, ainda, a sanitização nos bairros com maior incidência, assim como trabalha outras iniciativas visando a redução dos casos.

Como nasceu o C-Zero

O vereador Filipe frisou que o C-Zero nasceu da falta de iniciativa do Governo Estadual e Federal em auxiliar as prefeituras no combate ao coronavírus, quanto à tecnologia de informações. “Estudei muito o que outros países estavam fazendo durante meses e fui agregando o que havia de mais moderno na questão de tecnologia para trazer para o município de Fartura”, frisa. “Sempre fui um programador que tinha vontade de fazer sistemas voltados para a parte social, tanto que iniciativas, como está, me renderam até prêmios em duas faculdades, sempre com o intuito de auxiliar as pessoas”, enfatiza. “Sinto amor pela humanidade e vontade de fazer coisas boas para as pessoas. Por isso estou na política e escolhi a advocacia”, conclui.

Centro de reabilitação pós-Covid

Durante a Live, Filé explicou que a Prefeitura, por meio do coordenador de Saúde, Luís Renan de Oliveira, de forma pioneira na região, implementará um Centro de Reabilitação pós-Covid. O órgão contará com fisioterapeuta, psicólogo, além de outros profissionais. “Infelizmente algumas pessoas estão saindo desta contaminação com algumas sequelas motoras e psicológicas e precisamos ajudá-las”, salienta o prefeito, Filé. “Vamos manter o Polo Covid, continuar com a fiscalização por meio da Vigilância Sanitária, assim como as demais ações, baseadas em dados e planejamento”, frisa o prefeito.

Possibilidade de dias melhores

Luciano agradeceu a todos os funcionários que estão na linha de frente, atendendo a população com amor ao próximo. “Graças a Deus começamos a enxergar uma luz no fim do túnel, com a possibilidade de dias melhores, devido à redução de casos de Covid-19 no município e pelo avanço da vacinação”, destaca. No entanto, o chefe do Poder Executivo pediu que os moradores continuem seguindo as normas sanitárias. “Não é hora de relaxar”, concluiu.

No destaque: evolução dos casos de Covid-19 até o final do primeiro semestre