Fartura, quarta-feira, 27 de outubro de 2021 Telefone (14) 3308-9300

Saúde - Quarta-feira, 13 de Outubro de 2021

Outubro Rosa: Em Fartura, ações de prevenção marcam o mês de conscientização sobre o câncer de mama e outras doenças

Entre as iniciativas, estão atendimentos clínicos gratuitos, que visam incentivar o diagnóstico precoce de cânceres e outras patologias; terça-feira (19) haverá consultas médicas até às 19h. Lives com profissionais de Saúde também acontecerão na semana de

Durante o “Outubro Rosa”, mês de cuidado à saúde da mulher, os Programas Estratégia Saúde da Família (ESFs) e Centro de Saúde Dr. Alécio Ravanelli, de Fartura, promoverão ações direcionadas ao diagnóstico precoce e ao tratamento de doenças para o público feminino.

A Coordenadoria de Saúde já está organizando a “Semana Outubro Rosa”, de 18 a 22 de outubro, das 13h às 17h, em todas as unidades de Saúde do município.

As moradoras poderão fazer a coleta de Papanicolau, solicitar mamografia e receber orientações sobre o autoexame. Também haverá atendimento noturno na terça-feira, 19 de outubro, com horário estendido até às 19h, além de consulta médica de rotina e prevenção.

O coordenador, Luís Renan de Oliveira, informou que acontecerão Lives (transmissões ao vivo) nas redes sociais. Uma delas será na segunda-feira, 18 de outubro, às 19h, com as enfermeiras Isabella Rizzo e Josiele Pussas sobre: “Saúde da Mulher”. Na terça-feira, 19 de outubro, às 19h, Drª. Kesia Nocheli e Dr. Afonso falarão sobre o tema: “Outubro Rosa e a Saúde Bucal” e na quarta-feira, 20 de outubro, às 19h, a psicóloga Daniela Viana abordará o “Estresse da mulher no enfrentamento a pandemia”.

A Coordenadoria de Saúde lembra que o exame preventivo é essencial, pois sua realização periódica permite que o diagnóstico de um possível câncer seja feito precocemente, reduzindo a mortalidade de mulheres em sua decorrência.

Em relação ao Papanicolau, a equipe de Saúde reforça a importância de sua realização anual. Trata-se de um teste simples e rápido, que colhe células do colo do útero para serem analisadas em um laboratório, indicado para mulheres que já tenham iniciado a vida sexual.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 3308-9400.

UFM - 2021