Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Libras
Atalhos
Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Fartura, quinta-feira, 28 de março de 2024 Telefone (14) 3308-9300

Atendimento Atendimento: Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Quin
28/03
Chuva
Máx 26 °C
Min 18 °C
Índice UV
10.0
Sext
29/03
Parcialmente Nublado
Máx 29 °C
Min 18 °C
Índice UV
10.0
Sáb
30/03
Parcialmente Nublado
Máx 29 °C
Min 18 °C
Índice UV
10.0
Domi
31/03
Parcialmente Nublado
Máx 30 °C
Min 18 °C
Índice UV
10.0

INDÚSTRIA, COMÉRCIO E EMPREGO - Sexta-feira, 12 de Novembro de 2021

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Novembro Azul: Saúde de Fartura divulga ações de conscientização sobre o diagnóstico precoce do câncer de próstata*

Além das “Lives Azuis”, Saúde promove atendimento médico, de enfermagem e realização de exames de rotina, além de receber solicitação e agendamento de exames laboratoriais e de imagem; diagnóstico, como PSA e toque retal é recomendado a partir dos 50 anos


Novembro Azul: Saúde de Fartura divulga ações de conscientização sobre o diagnóstico precoce do câncer de próstata*

A Prefeitura de Fartura, por meio da Coordenadoria Municipal de Saúde, programou inúmeras ações de conscientização relacionadas ao “Novembro Azul”, que visa mobilizar homens quanto a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. De acordo com o coordenador, Luís Renan de Oliveira, dentre essas ações, serão promovidas “Lives Azuis”, a partir das 19h, nos dias 22, 23 e 24 de novembro, na página oficial do Facebook da Prefeitura de Fartura. 

A primeira transmissão ao vivo, será feita por Dr. Alan Grecco, na segunda-feira, 22 de novembro, com o tema: “Saúde do Homem - Desenvolvimento e Saúde Mental”.

Na terça-feira, 23 de novembro, será a vez de Dr. Rui Colanzi Filho destacar a “Prevenção e Promoção da Saúde”.

Na quarta-feira, 24 de novembro, Dr. Luciano Domingos Fioretto esclarecerá dúvidas sobre: “Doenças Cardiovasculares, Cuidados e Complicações”. 

O “Dia D”, com ações presenciais, será em 27 de novembro, das 8h às 12h, no Centro de Saúde “Dr. Alécio Ravanelli”. Lá serão promovidos atendimentos a pacientes cadastrados nos ESFs São Caetano e Bela Vista. Já os homens que pertencem ao ESF Vila Nossa de Fátima podem ir ao local das 8h às 12h para o procedimento. Renan informa que a avaliação clínica indicará a necessidade de exame de toque retal. Segundo ele, essa não é uma obrigatoriedade, mas pode ser necessário.

A Saúde detalhou que as ações envolvem atendimento médico, de enfermagem, realização de exames de rotina, solicitação e agendamento de exames laboratoriais e de imagem. A Pasta informa que é indicado fazer o diagnóstico, como PSA e toque retal - se houver orientação médica para o procedimento -, a partir dos 50 anos de idade, mas quando o homem tem parentes de 1º grau com câncer de próstata, ou é afrodescendente, é indicado realizar os exames a partir dos 45 anos de idade.

 

Saúde Bucal e o “Novembro Azul”

 

Drª Kesia Nochelli, encarregada de Saúde Bucal de Fartura, informou que é importante lembrar que o câncer de próstata mata em média 42 homens por dia no Brasil, de acordo com dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde. 

Para ela, o exame preventivo é essencial para o diagnóstico precoce do câncer de próstata. “O preconceito, no entanto, continua prejudicando o processo de cura, evitando que mais homens comecem o tratamento nos estágios iniciais da doença”, enfatiza.

Kesia destaca que, além de orientar pacientes que estão na faixa de maior risco sobre a importância do exame, o cirurgião dentista também tem parte importante na saúde bucal durante o tratamento do câncer e prevenção.

“Mucosite oral, xerostomia, cárie de radiação, perda do paladar, infecções e perda óssea são alguns dos problemas mais comuns de quem passa por quimioterapia”, informa. Para ela, é preciso estar com a saúde bucal em dia para enfrentar possíveis tratamentos e não acarretar problemas futuros com a dentição e organismo geral. “Portanto, profissionais da odontologia também podem ser um agente de transformação na campanha do Novembro Azul, levando informações relevantes para pacientes, famílias, amigos e comunidade”, conclui Kesia.

455 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

UNIDADES FISCAIS

Fique por dentro dos índices - ver todas

UFM - 2024

R$ 4,30

Versão do sistema: 2.0.0 - 28/03/2024

Portal atualizado em: 28/03/2024 16:24:25

Prefeitura Municipal de Fartura - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.