Fartura, quinta-feira, 18 de abril de 2024 Telefone (14) 3308-9300

TURISMO - Terça-feira, 14 de Dezembro de 2021

“Artesanato Fartura”: parceria entre Poder Público, artesãos e iniciativa privada começa a gerar frutos

CTur instala expositores de artesanato no comércio de Fartura com o objetivo de valorizar o trabalho dos artesãos farturenses e motivá-los a produzir as recordações de Fartura; no total Fartura possui 41 artesãos devidamente registrados

A Prefeitura, por meio da Coordenadoria de Turismo de Fartura (CTur) está promovendo nova parceria envolvendo o Poder Público, artesãos e iniciativa privada. Trata-se da instalação de expositores por meio do Programa “Artesanato Fartura”.

Vários estabelecimentos comerciais da cidade já receberam o material, como Hotel Rocha Palace, Empório & Hortifruti Dedo de Moça e cumprindo o que já havia sido anunciado, em uma sala que foi cedida pela Coordenadoria da Cultura, no Museu Municipal “Dona Maria Vega Ferrero”.

Para o coordenador de Turismo, André Bertoni: “o ‘Artesanato Fartura’ é um Programa especial que resgata, capacita e gera renda, por meio da arte e do conhecimento sobre a cultura local. “Também é uma forma de valorizar o trabalho dessas pessoas e serve como motivação para que elas continuem se dedicando, devemos lembrar ainda, que o esse Programa representa uma forma de expressão e é responsável pela preservação da cultura local”, destaca André.

O “Artesanato Fartura”, visa identificar, capacitar, incentivar a produção e a comercialização das recordações de Fartura e teve início em janeiro de 2021, quando a CTur identificou e cadastrou os artesãos do município, que passaram a ter acesso gratuito aos cursos de capacitação sobre a cultura local, empreendedorismo, entre outros.

Estes artesãos também têm livre acesso às marcas e acervo municipal e obtiveram o “Selo de Qualidade do Turismo”, em seus produtos. Outra novidade é que terão suporte na comercialização - por meio de parceria com a iniciativa privada com a instalação de expositores fornecidos pela CTur-. “Nossos estudos indicaram que os turistas, têm carência na aquisição de souvenirs (recordações), peças que remetam à cidade de Fartura, precisamos que o nome ‘Fartura’, esteja presente nos produtos”, enfatiza André Bertoni.

“Artesanato Fartura” em seu estabelecimento

Para ter um expositor com o “Artesanato Fartura” em seu estabelecimento, basta entrar em contato com a CTur de Fartura na Rua Flor de Lis, 38, Parque das Flores, pelo telefone (14) 9.9889-1036 ou pelo site: www.turismo.fartura.sp.gov.br. Por estes canais também é possível fazer o cadastro de artesão para o profissional que ainda não se cadastrou.