Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Libras
Atalhos
Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Fartura, quinta-feira, 28 de março de 2024 Telefone (14) 3308-9300

Atendimento Atendimento: Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Quar
27/03
Parcialmente Nublado
Máx 25 °C
Min 18 °C
Índice UV
10.0
Quin
28/03
Parcialmente Nublado
Máx 25 °C
Min 17 °C
Índice UV
10.0
Sext
29/03
Parcialmente Nublado
Máx 27 °C
Min 18 °C
Índice UV
10.0
Sáb
30/03
Parcialmente Nublado
Máx 29 °C
Min 18 °C
Índice UV
10.0

Saúde - Terça-feira, 29 de Março de 2022

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Parceria entre Saúde e Educação gera Programa “Saúde na Escola - Cresça e Apareça II”

Proposta envolve a parceria com a família, para sustentar a nova proposta de Saúde e melhorar assim, a qualidade de vida da população


Parceria entre Saúde e Educação gera Programa “Saúde na Escola - Cresça e Apareça II”

Por meio de parceria intersetorial entre as Coordenadorias de Educação e de Saúde, de Fartura, foi implantado o Programa “Saúde na Escola - Cresça e Apareça II”, que consiste em ações de Saúde promovidas junto a professores da Rede Municipal de Ensino pela psicóloga Daniela Viana. 

Na quinta-feira, 24 de março, houve palestra para os professores no Anfiteatro da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Professor Miguel de Góes Vieira”, durante a Hora de trabalho pedagógico coletivo (Htpc), com a psicóloga Daniela Viana. Nesta primeira ação, também participaram as professoras Fernanda dos Santos Mendes e Josemara Leite de Oliveira, do Atendimento Educacional Especializado (AEE). 

O objetivo principal, segundo a psicóloga é prevenir o adoecimento emocional e psíquico das crianças e adolescentes. Ela informou que trabalha neste Programa, o estabelecimento de vínculos, limites educacionais, entre outras questões importantes que auxiliam no desenvolvimento psíquico da criança e do adolescente. Assim como a capacitação continuada dos professores, afim de assegurar um espaço de troca de conhecimentos e fortalecer a aptidão para a inclusão.

A psicóloga Daniela chama a atenção para a presença de distúrbio psicológico, que pode ser percebido quando um ou mais comportamentos se afastam de uma norma social, com frequência ou intensidade, que os adultos significativos de seu meio, julgam ser muito alta ou muito baixa. “Quando o comportamento da criança se desvia significativamente das expectativas do desenvolvimento, deve ser procurada ajuda de um profissional para corrigir essas falhas”, cita. Dessa forma, para a profissional, é essencial orientar crianças, suas famílias e professores, sobre as dificuldades de desenvolvimento, sendo foco principal a prevenção e o tratamento da saúde mental. 

Neste primeiro encontro, Daniela falou sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Trata-se de um transtorno de neurodesenvolvimento, causado por alteração de múltiplos genes. “A investigação clínica é multidisciplinar, então para se diagnosticar o TEA, é importante que seja feita uma avaliação neuropsicológica, outra com a fonoaudióloga; com uma fisioterapeuta e avaliação médica”, esclarece Daniela.

A proposta do Programa envolve ainda a parceria com a família, para sustentar a nova proposta de Saúde e melhorar assim, a qualidade de vida da população. O próximo encontro do “Saúde na Escola - Cresça e Apareça II”, será no Anfiteatro da Escola Miguel de Góes, às 19h30, dia 7 de abril e Daniela informou que falará sobre “Violência Doméstica”.  

 

501 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

UNIDADES FISCAIS

Fique por dentro dos índices - ver todas

UFM - 2024

R$ 4,30

Versão do sistema: 2.0.0 - 22/03/2024

Portal atualizado em: 27/03/2024 16:34:57

Prefeitura Municipal de Fartura - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.