Fartura, quinta-feira, 28 de março de 2024 Telefone (14) 3308-9300

Meio Ambiente e Agricultura - Quinta-feira, 28 de Abril de 2022

Campanha de Recolhimento de Embalagens Vazias de Defensivos Agrícolas será realizada na quinta (05)

As etapas para preparação das embalagens envolvem a tríplice lavagem. Vale lembrar que a devolução das embalagens vazias é obrigatória por lei para que os agricultores possam efetuar novas compras dos defensivos agrícolas, também conhecidos popularmente c

A Prefeitura de Fartura está promovendo mais uma Campanha de Recolhimento de Embalagens Vazias de Defensivos Agrícolas, na próxima quinta-feira, dia 5 de maio. A devolução das embalagens vazias é obrigatória por lei para que os agricultores possam efetuar novas compras dos defensivos, também conhecidos popularmente como agrotóxicos.

A ação contará com parceria da Coordenadoria de Saúde, que promoverá ações de aferição de pressão arterial, orientações sobre hipertensão e diabetes. A Coordenadoria de Agricultura e Meio Ambiente de Fartura informa que os produtores devem levar o talão de notas para controle de compras do material. Todas as embalagens, armazenadas desde a última campanha, ocorrida em julho do ano de 2021, devem ser levadas até a Chácara Municipal.

Das 8h às 12h, devem ir ao local os agricultores dos bairros Pinheirinho, Barra Seca, Serrinha, Taquara Branca, Triunfo, Barra Mansa, Boa Vista, Barra Grande, Ferradura e Três Saltos. Já das 13h às 17h, serão recebidos os moradores dos bairros Lajeado, Jacutinga, Barreiro, Guaiuvira, Bortotti, Caieiras/Areias, Cruzeiro, Bananal, Passa Quatro e Linda Paisagem.

Essa ação tem o objetivo de preservar o meio ambiente, evitando a poluição pelo descarte inadequado destas embalagens no solo ou em rios, além de preservar a matéria-prima vinda das embalagens. A proposta tem, ainda, a meta de trazer saúde e orientação ao produtor rural.

As etapas para preparação das embalagens envolvem a tríplice lavagem e devem seguir normas pré-estabelecidas, acompanhe:

• Esgotar todo o conteúdo da embalagem do produto;
  • Colocar ¼ de água do volume total;
  • Agitar bem para lavar a embalagem;
  • Despejar a água da lavagem dentro do pulverizador;
  • Furar o fundo da embalagem para não ser reutilizada e conservar o rótulo

Colaboram com a ação, os comerciantes de defensivos agrícolas Cooperativa Agroindustrial (Capal), Comercial Agrícola Vila Velha, comerciante de fertilizantes CropFerti e a Associação dos Distribuidores de Insumos Agrícolas do Estado de São Paulo (Adiesp). O idealizador da campanha é o ex-vereador Joao Carlos Rizzo e produtores rurais de Fartura. Para mais informações o produtor pode entrar em contato pelo número (14) 3382-1792.