Fartura, quarta-feira, 24 de abril de 2024 Telefone (14) 3308-9300

Fundo Social de Solidariedade - Terça-feira, 17 de Maio de 2022

Fartura forma 1ª turma do Curso de Costura, da Escola da Moda e Arte

Objetivo do Fundo Social de Solidariedade é criar oportunidades de geração de emprego e renda aos alunos, qualificando-os para o mercado de trabalho

Fartura forma 1ª turma do Curso de Costura, da Escola da Moda e Arte

A terça-feira, 17 de maio, foi marcada pela entrega dos certificados aos alunos da 1ª turma do Curso Básico de Costura, da Escola da Moda e Arte. Com início no dia 27 de abril, foram 60 horas de capacitação para 12 alunos, que se dedicaram integralmente ao aprendizado, de segunda a sexta-feira. O prefeito Luciano Filé esteve no Fundo Social e entregou os certificados aos concluintes. O chefe do Poder Executivo falou que o objetivo da Administração Municipal é gerar oportunidades aos moradores e garantiu que outras qualificações serão oferecidas aos moradores.

As aulas foram promovidas por meio de convênio firmado entre o Fundo Social de Solidariedade de Fartura e o Fundo Social do Estado de São Paulo (FUSSP). São parceiros da capacitação, o Centro Paulo Souza, Prefeitura de Fartura e Governo do Estado de São Paulo. O presidente do Fundo Social do município, Carlos Magno, destaca que: “o objetivo era capacitar os farturenses para as técnicas de costura industrial, habilitando-os a operar máquinas reta e overloque, por meio de exercícios em tecido plano e malha”. “O aluno vivencia na pratica o conhecimento das principais etapas para confecção de peças em vestuário e acessório”, enfatiza.

Segundo o presidente, outros cursos estão garantidos para Fartura. “A meta é capacitar pelo menos 120 farturenses, neste ano”, assinala Carlos. São turmas de Costureiro e Costureiro Avançado, que já estão completas e a qualificação terá início nos próximos meses. Será divulgado também pelo Fundo Social, o início das inscrições para formação de turmas de Informática e Cabeleireiro, Pedicure e Manicure.

A monitora responsável, Leonilda Cunha a “Léo”, acabou criando vínculos de amizade com os aprendizes e disse que já está preparada para dar início ao 2º módulo do Curso de Costureiro Avançado. Nesta etapa, as aulas irão preparar os alunos para terem noções de costura básica e técnicas de costura para conserto, ajustes de roupas e customização de peças do vestuário. “Desde a marcação, até o acabamento”, frisa Léo.

“Quero registrar meu agradecimento ao professor Carlos, pela brilhante condução dos trabalhos frente ao Fundo Social. Agradecer também à parceria da professora Léo e das minhas grandes amigas Vera e Lucimara, incentivadoras e apoiadoras deste Projeto”, destacou o prefeito. A qualificação é realizada na sede do Fundo Social de Fartura, localizada na Rua Begônia, 60, Bairro Parque das Flores. A Prefeitura, por meio da Coordenadoria de Indústria, Comércio e Emprego é parceira da realização.