Fartura, terça-feira, 16 de agosto de 2022 Telefone (14) 3308-9300

Saúde - Sexta-feira, 01 de Julho de 2022

VISA já imunizou 350 cães e gatos contra a Raiva em Fartura

VISA já imunizou 350 cães e gatos contra a Raiva em Fartura

A equipe da Vigilância Sanitária (VISA) de Fartura, composta por estão Aldo Neto, Luciana Dantas e Sérgio Ferreira, divulgou que está aplicando a vacinação contra a Raiva Animal em cães e gatos do município. A imunização acontece conforme envio de doses pelo Governo do Estado de São Paulo, de acordo com o supervisor da área, Mauro Bueno.

Este ano, 350 pets entre a zona rural e urbana, já foram vacinados e estão protegidos contra a doença. Semana passada a equipe esteve no Bairro Areias. Mauro explicou que a raiva é infecciosa que afeta os mamíferos, causada pelo vírus que se instala e multiplica primeiro nos nervos periféricos e depois no sistema nervoso central, passando para as glândulas salivares, de onde se multiplica e propaga a outros pets. Por ocorrer em animais e também afetar o ser humano, é considerada uma zoonose.

Os cães e gatos podem ser imunizados a partir dos quatro meses de idade. O responsável pelo animal deverá apresentar a carteira de vacinação do seu bichinho de estimação para a equipe. A fêmea que estiver amamentando não poderá ser vacinada, segundo orientação da Vigilância. “Estamos nos organizando para atender a demanda, no entanto, muitas vezes o morador solicita a imunização e quando chegamos à residência não encontramos ninguém para nos atender”, enfatiza. Para mais informações, os moradores podem entrar em contato pelo telefone (14) 3308-9402.

#PrefeituraFartura #CuidandoDaNossaGente #VacinaRaiva #VISA

UFM - 2022