Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Libras
Atalhos
Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Fartura, sexta-feira, 19 de abril de 2024 Telefone (14) 3308-9300

Atendimento Atendimento: Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Sext
19/04
Parcialmente Nublado
Máx 25 °C
Min 13 °C
Índice UV
8.0
Sáb
20/04
Parcialmente Nublado
Máx 27 °C
Min 12 °C
Índice UV
8.0
Domi
21/04
Parcialmente Nublado
Máx 27 °C
Min 14 °C
Índice UV
8.0
Segu
22/04
Parcialmente Nublado
Máx 28 °C
Min 20 °C
Índice UV
8.0

Saúde - Terça-feira, 23 de Agosto de 2022

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Fartura adere à Semana de Enfrentamento ao Escorpionismo

Equipe da Vigilância Epidemiológica conscientiza moradores sobre a importância de prevenir as picadas. Lembrando que o município é ponto estratégico para a aplicação do soro antiescorpiônico, no Pronto Socorro


Fartura adere à Semana de Enfrentamento ao Escorpionismo

A Coordenadoria de Saúde informou que de 22 a 26 de agosto, está sendo realizada a Semana de enfrentamento ao Escorpionismo. A Campanha foi lançada pelo Governo de São Paulo e o município de Fartura aderiu à conscientização.

O objetivo, segundo a equipe da Vigilância Epidemiológica, é a intensificação das ações e atividades de prevenção do acidente, com atendimento oportuno (principalmente de crianças). A Pasta lembra que os escorpiões predominam nas áreas tropicais e subtropicais, com maior incidência nos períodos chuvosos e de altas temperaturas. 

No Brasil, as quatro principais espécies para a Saúde Pública são: escorpião-amarelo (Tityus serrulatus); escorpião-marrom (T. bahiensis); escorpião-amarelo-do-nordeste (T. stigmurus) e escorpião-preto-da-amazônia (T. obscurus). Dentre elas, há uma atenção especial para o escorpião-amarelo, uma vez que é a espécie que mais causa acidentes no país devido à sua facilidade em se reproduzir e colonizar novos ambientes, se tornando cada vez mais um problema urbano. Essa espécie é comum em todas as regiões do Brasil, exceto a Norte. 

Para evitar os acidentes, a recomendação é principalmente livrar-se dos restos de comida que podem atrair baratas - alimento natural do escorpião - e não criar locais em que os escorpiões possa se esconder, como restos de materiais de construção, já que, diferentemente de outros animais e insetos, a dedetização não é recomendada para impedir sua presença.

A enfermeira Marilisa Garcia destaca que se houver suspeita da picada de escorpião, o ideal é apenas lavar com água e, se dirigir imediatamente, ao Pronto Socorro Municipal. Fartura é ponto estratégico para a aplicação do soro antiescorpiônico. Lá, o médico analisará o ferimento e indicará o melhor tratamento. 

Na manhã desta terça-feira, 23 de agosto, a equipe da Vigilância Epidemiológica, palestrou sobre o escorpionismo para um grupo de pacientes, que aguardava atendimento no Centro de Saúde “Dr. Alécio Ravanelli”, citando todas as formas de prevenção ao escorpião. Lembrando que o grupo de maior risco é o de crianças de até 10 anos de idade. A picada pode levar a óbito se tratada imediatamente. 

 

#Saúde #Fartura #Escorpionismo #Semana #Prevenção 

525 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

UNIDADES FISCAIS

Fique por dentro dos índices - ver todas

UFM - 2024

R$ 4,30

Versão do sistema: 2.0.0 - 19/04/2024

Portal atualizado em: 18/04/2024 18:07:02

Prefeitura Municipal de Fartura - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.