Parceria entre Prefeitura, João de Góes e as Irmãs da Divina Vontade, resulta em atrativo turístico na Rota “Caminho das Águas”

TURISMO - Terça-feira, 02 de Março de 2021


Parceria entre Prefeitura, João de Góes e as Irmãs da Divina Vontade, resulta em atrativo turístico na Rota “Caminho das Águas”

Um lugar que irradia fé e beleza. Assim pode ser definido onde será instalado o “Mirante das Irmãs da Divina Vontade”, no município de Fartura. O local, até então fechado para visitação pública, receberá infraestrutura para o turismo. É o que prevê a parceria firmada sábado (13/02) entre o proprietário, João de Góes, a Prefeitura, através da Coordenadoria de Turismo, e as Irmãs da Divina Vontade. Com isso, o Mirante receberá obras necessárias para receber visitantes.

De acordo com o coordenador de Turismo, André Bertoni, a propriedade faz parte da Rota “Caminho das Águas - Reflexão e Fé”. “Trata-se de um lugar místico e encantador”, enfatiza o coordenador. Bertoni contou que tudo começou no dia 24 de junho de 1962, quando por volta das 17h30, chegaram à Fartura, as quatro primeiras Irmãs da Divina Vontade e naquele local, beijaram o solo marcando o início da jornada na cidade. 

O coordenador de Turismo citou que com a parceria estabelecida será construído um deck para oficializar o “Mirante das Irmãs da Divina Vontade”. “Ao lado haverá um cruzeiro, que ficará iluminado, podendo ser visto pelos moradores da cidade no período da noite”, enfatiza.

De acordo ainda com o coordenador, a Prefeitura construirá também uma gruta, onde ficará exposta uma homenagem às Irmãs, com a história da chegada das quatro ao município de Fartura. “A meta é trazer muitos turistas até a Pérola do Vale”, concluiu André. Segundo ele, desde o ano de 2019, ainda como presidente do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), tentava a negociação para que fosse permitida a visitação pública. 

André lembrou que essas conquistas estão sendo possíveis graças a autonomia e confiança dadas pelo prefeito Luciano Filé, que enxerga o turismo como um fator de geração de renda para a população farturense.

A história das Irmãs

As Irmãs da Divina Vontade, Camila Lanzarini, Nives Bernasconi, Virginia Segat e Eurosia Pizzuto, haviam acabado de chegar no Brasil, vindas da Itália, e pararam naquele ponto, porque daquele local avistaram a cidade de Fartura. Ali ajoelharam-se e beijaram o chão em reverência e fé, citando: “É a nova Pátria”. 

Naquele momento, um grupo de pessoas, acompanhados pelo Padre Salvador Badame, foi ao encontro das Irmãs e então, todos prosseguiram em viagem à Fartura. “O povo, ao ouvir os fogos, foi para a Praça receber as Irmãs com aplausos, vivas, soar de sinos e entrega de flores”, contam Irmã Teresa e Irmã Aparecida.

“Em seguida, foi celebrada a Santa Missa na Igreja Matriz. Seja feita a Divina Vontade, assim na terra como no céu”, lembraram as Irmãs. Daquele momento em diante, as quatro Irmãs trabalharam para fundar, no município de Fartura, o primeiro “Convento das Irmãs da Divina Vontade do Brasil”, que é conhecido como a “Casa Mãe” da Divina Vontade.

O coordenador de Cultura, Bruno Souza, estuda a formatação de um passeio anual, sempre no 24 de junho, partindo do Convento e indo até o “Mirante das Irmãs da Divina Vontade”. “A ideia é fortificar essa cultura e não deixar toda essa história ser esquecida, criando assim um calendário anual e fomentando a cultura turística", frisou o coordenador Bruno.

Prefeitura Municipal


Fartura