Uma parceria firmada entre a Prefeitura de Fartura e o Sindicato Rural do município beneficiará os integrantes do Programa “Jovem Aprendiz do Futuro”. O assunto foi tema do encontro entre o prefeito, Luciano Filé, e o presidente do Sindicato, José da Costa, na manhã de terça-feira (02/03).
Filé divulgou que a Prefeitura concederá a alimentação aos integrantes do Programa, enquanto o Sindicato fica responsável pelas atividades dos jovens e pela contratação dos instrutores. O Programa foi criado através de parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural.
O prefeito explicou que: “a meta é profissionalizar jovens do meio rural, com idade entre 14 e 24 anos, que estejam cursando ou já tenham concluído o ensino fundamental, permitindo-lhes desenvolver atividades controladas em ambiente protegido, nos termos da Lei da Aprendizagem”.
Luciano Filé informou que a ação será desenvolvida na sede do Seminário São Pio XI. “Nossa missão é firmar parcerias que possam contribuir com a qualidade de vida do povo farturense”, enfatiza. “O Sindicato Rural merece nosso apoio por desenvolver este importante programa em prol da comunidade do município”, frisou o prefeito.
O “Jovem Aprendiz” foi instituído no município no ano 2007, segundo a coordenadora do Senar em Fartura, Sônia de Fátima Barbosa dos Santos. As aulas envolvem a parte agrícola, onde são promovidas atividades na horta, com galinhas poedeiras, codornas, entre outras.
No total, os alunos devem cumprir 490 horas/aula para receberem certificados, no encerramento.
O Programa “Jovem Aprendiz” também deve atender os jovens em Liberdade Assistida. Trata-se de uma condição judicial para os adolescentes que tenham certa restrição de direitos e necessitam de um acompanhamento sistemático, mas sem impor a eles, o afastamento de seu convívio familiar e comunitário.
Fartura