Entre os dias 10 e 12 de fevereiro, a equipe de profissionais de Educação, que atuam nas escolas municipais de Fartura, participou de um acolhimento com a Terapeuta Ocupacional, Natália Salles, que atua no Centro de Saúde Dr. Alécio Ravanelli.
A acolhida aconteceu através de parceria entre as Coordenadorias de Educação e de Saúde, tendo como objetivo prestar suporte na área de saúde mental em tempos de pandemia. Além disso, a proposta proporcionou um momento de empatia e sensibilização com esses profissionais, já que se espera acolher e promover a autoexpressão de cada um deles.
“A escuta qualificada foi a ferramenta para verificar se existem colaboradores que apresentam ou apresentaram crises ou situações pontuais de sofrimento psíquico durante a pandemia de Covid-19 e, se necessário, direcioná-los aos dispositivos adequados de saúde”, citou a terapeuta.
Natália frisou que a ação foi intitulada “Projeto Arco-Íris”, inspirado pela mitologia grega, onde Íris era uma deusa que exercia a função de mensageira. Durante sua tarefa, a deusa deixava um rastro multicolorido ao atravessar o céu. “Desta forma, vamos unificar esse momento de escuta como um momento de fazer boas mensagens e deixar marcas positivas de cuidados aos assistidos”, enfatizou a terapeuta para os profissionais.
A coordenadora de Educação, Tania Pereira, contou que: “espera-se, como resultado desses encontros, o fortalecimento e cuidados aos profissionais diante do combate à insegurança e ao medo”. Para a coordenadora, essa iniciativa e outras que poderão acontecer no futuro, são de extrema relevância, pois mostram formas de reduzir o impacto do distanciamento social causado pela pandemia na rotina diária.
Durante o encontro, os protocolos de segurança e as boas práticas de enfrentamento da Covid-19 foram preservadas. Aproximadamente 220 profissionais da Educação participaram do acolhimento.
Fartura