A Prefeitura de Fartura, por meio da Coordenadoria de Agricultura e Meio Ambiente, está orientando a população para que descartem suas máscaras usadas no lixo orgânico. De acordo com a engenheira ambiental, Nanúbia Barreto, este Equipamento de Proteção Individual (EPI) pode concentrar diversos micro-organismos transmissores, além do Coronavírus. “Por isso, ao descartar sua máscara, deposite-a no lixo orgânico”, enfatiza o encarregado de Limpeza Pública, Carlos Kim.
As máscaras são utilizadas obrigatoriamente por Lei, para evitar a transmissão da Covid-19, neste momento de pandemia e ajuda a combater a infecção por demais doenças. Quando as máscaras são depositadas junto aos materiais recicláveis, podem contaminar toda a equipe de Coleta Seletiva do município.
A Coordenadoria de Agricultura e Meio Ambiente orienta, ainda, que os demais resíduos contaminantes, como medicamentos e luvas, devem ser encaminhados para uma coleta especializada em resíduos hospitalares. “Com o apoio da população, podemos evitar essa espécie de transmissão”, frisa Kim. Ele lembra que os trabalhadores da coleta, que integram a Cooperativa de Trabalho de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis de Fartura (Coopera Fartura) seguem todas as medidas sanitárias para evitar o contágio pelo Coronavírus, mas precisam da colaboração de todos os munícipes para se manterem seguros.
Fartura