Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), idoso é todo indivíduo com 60 anos ou mais. O mesmo entendimento está presente na Política Nacional do Idoso (instituída pela lei federal 8.842), de 1994, e no Estatuto do Idoso (lei 10.741), de 2003.
Com o objetivo de sensibilizar a sociedade farturense para combater as diversas formas de violência cometidas contra este público, a Coordenadoria de Assistência e Desenvolvimento Social destaca as atividades promovidas no município. Hoje, dia 15 de junho, é o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. O mês ganhou destaque quando a ONU (Organização das Nações Unidas) e a INPES (Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa) criaram, em 2006, o “Junho Violeta”.
Em Fartura, de acordo com a coordenadora municipal, Patrícia Braga, o trabalho é intenso e o objetivo é acabar com as tristes estatísticas. A Pasta atende, em média, 140 idosos ao mês, por meio dos grupos “Girassol” e “Anos Dourados”.
“O trabalho, junto a estes grupos, é intenso. Os participantes apresentam suas demandas e levamos até eles as estratégias sobre direitos do idoso”, enfatiza. A cidade conta com a equipe de “Proteção Especial”, a qual cuida dos casos de abandono ou violência, fazendo um importante trabalho para ajudar as vítimas.
Além disso, o Conselho do Idoso também recebe denúncias.
Em todo o mundo houve um aumento considerável no número de casos de abandono e violências contra pessoas da terceira idade, principalmente no período de quarentena, causada pela Pandemia da Covid-19, em relação aos anos anteriores.
Segundo a Coordenadoria, a denúncia ainda é a melhor forma de protegê-los. Os números para contato são:
• Proteção Especial - 3382- 4001 (WhatsApp Fixo)
• Disque Direitos Humanos - ligue 100
• Ministério Público - 127
• Polícia Militar - 190
• Delegacia do Idoso - 181
Vale ressaltar que a violência contra o idoso pode ser classificada em vários tipos, como: física, sexual, psicológica, econômica/financeira, abandono e negligência.
Caso perceba casos de falta de cuidado com essas pessoas, denuncie. “Respeitar os idosos é respeitar o futuro”.
Fartura