A Coordenadoria de Saúde de Fartura retomou e ampliou o atendimento aos idosos do Lar São Vicente de Paulo, paralisado desde o início da pandemia. De acordo com o coordenador da Saúde, Luís Renan de Oliveira, na quinta (1º de julho) e sexta-feira (2), a iniciativa da equipe foi para a detecção de possíveis casos de Covid-19 no local.
Todos os testes foram negativos, comprovando que não havia nenhum idoso infectado. De acordo com a enfermeira do Lar, Helena Ribeiro Silva, todos os protocolos sanitários são rigorosamente seguidos.
Além disso, vinte idosos foram atendidos pela médica, Drª. Paloma Vergínia Gallina Abucarub, e pela enfermeira Maria Luiza dos Santos Belarmino. As consultas de rotina para avaliação dos internos transcorreram normalmente, de acordo com Paloma. A doutora esclareceu que todos estão bem e solicitou apenas exames de rotina.
A Coordenadoria de Saúde informa que os atendimentos terão continuidade, conforme a necessidade da instituição. “A Coordenadoria está atendendo as demandas municipais e promove ações diferenciadas, que levem assistência de Saúde com qualidade a todos os cidadãos”, destaca Renan.
Atendimentos de Saúde Bucal
A equipe da Saúde Bucal, por meio da encarregada Kesia Nocheli, também esteve no Lar São Vicente de Paulo. Na terça-feira (6) foram feitas avaliações odontológicas para verificar a situação de cada morador, de acordo com Késia.
A dentista explicou que existem várias doenças dentais que acometem pessoas na terceira idade, como o uso de medicamentos, que agravam os problemas gerando sangramentos e doenças periodontais.
A profissional informou que também foram verificadas as próteses dos pacientes.
“Nossa meta é levar maior conforto no momento da alimentação e ao sorrir”, enfatiza Késia. A equipe conseguiu levantar todos os dados dos internos e, posteriormente, deve verificar os possíveis tratamentos para cada um, de acordo com suas necessidades.
Fartura