A Prefeitura de Fartura, por meio da Coordenadoria de Agricultura e Meio Ambiente, desenvolveu ações de plantio de mudas de árvores nativas e frutíferas em comemoração ao Dia Mundial da Árvore, que ocorre nesta terça-feira, 21 de setembro.
A equipe se mobilizou para plantar exemplares no Centro de Educação Infantil (CEI) “Idália Aparecida Gabriel de Paula” e EMEI Maria Conceição Albuquerque Martini". No período da tarde a atividade aconteceu com alunos da Escola Estadual “Coronel Marcos Ribeiro”.
Os estudantes plantaram árvores frutíferas no Recinto de Festas. Além do Dia da Árvore, a ação refere-se ao Projeto “Arbo Alimentos Para Todos”, idealizado pela aluna Isabela, do 9º Ano A, desenvolvido pelos alunos do “Coronel Marcos Ribeiro”, e prevê que as mudas se transformem em alimento saudável para a comunidade.
O projeto continua ativo no decorrer da semana. Nesta quarta-feira, 22 de setembro, a proposta acontecerá no CEI Madre Gaetana Sterni. Na quinta-feira, 23 de setembro, a ação chegará à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e no CEI Vila Nossa Senhora de Fátima.
A Coordenadoria do Meio Ambiente informou que, ao todo, foram plantadas mais de 100 mudas de espécies frutíferas e indicadas para arborização urbana.
A prefeitura reforça que os farturenses podem retirar exemplares das plantas na Chácara Municipal, diariamente, das 7h às 11h e das 13h às 17h.
Moradores também desenvolvem ações
O técnico agrícola Adauto Claro da Silva, mais uma vez, doou mudas de árvores frutíferas e nativas. Ele presenteou os moradores que passaram pelo Centro, na Praça Nove de Julho, durante o Dia da Árvore.
Adauto conta que sempre trabalhou com reflorestamento, ministrando palestras para crianças e fazendo as mudas. “Em todos os anos faço este trabalho”, explica. Além de doar, o técnico agrícola conscientiza os munícipes sobre como realizar o plantio e fazê-las florescer.
Conscientização coletiva
A Pasta informa, ainda, que moradores conscientes fizeram o plantio de 15 mudas de árvores nativas indicadas para recuperação de áreas degradadas na Área de Preservação Ambiental (APP), do Ribeirão Lavapés. As mudas foram doadas pela Sabesp.
Fartura