Incentivar as crianças a consumirem alimentos saudáveis e incluir verduras, frutas e legumes em seu dia a dia é o foco do projeto “Horta na Escola”, desenvolvido no Centro de Educação Infantil Madre Gaetana Sterni, situada no Bairro São Caetano.
A ação, que teve início com o retorno das aulas presenciais, é realizada junto às crianças de 4 e 5 anos de idade. De acordo com os gestores Luís Ricardo Leme Barbosa, diretor, e Paulo Renato da Silva, coordenador pedagógico, a proposta é melhorar a qualidade de vida, levar conscientização da importância de uma alimentação saudável e o respeito pelo meio ambiente.
A equipe ensina os alunos, desde o processo de preparação do solo, até o consumo dos alimentos dentro do refeitório, fazendo bem a todos os estudantes e aos colaboradores envolvidos.
O funcionário Adalberto Barroso colaborou para que o projeto se concretizasse. Foram plantadas rúcula, tomate, cenoura, beterraba, alface, abobora e chuchu, que em breve devem ir para a mesa de refeições das crianças. A equipe acredita que o projeto incentiva também as crianças a gostarem da natureza, da ação de plantar, zelar pelas plantas enquanto estão crescendo, além da possibilidade de colher e comer os frutos.
Fartura