Rota do Caminho das Águas: farturenses se superam, fazem bonito e concluem trajeto de cicloturismo

TURISMO - Quarta-feira, 13 de Outubro de 2021


Rota do Caminho das Águas: farturenses se superam, fazem bonito e concluem trajeto de cicloturismo

O percurso que envolve 107 quilômetros de muita superação foi palco para que cerca de 30 farturenses representassem o município durante evento comemorativo ao aniversário de dois anos da rota do “Caminho das Águas”. A ação aconteceu nesta terça-feira de feriado, 12 de outubro.

A Prefeitura, por meio da Coordenadoria de Turismo, disponibilizou veículos para transporte das bicicletas e dois ônibus para os ciclistas. Uns começaram o trajeto na saída, em Piraju, enquanto outros preferiram ir de Fartura à Itaporanga e completar 89 km de rota, ao todo.

O “Caminho das Águas”, hoje sob a administração da AMVAPA, além de passar pelos principais pontos turísticos dos municípios da região, fomenta o Turismo Religioso, segundo coordenador de Turismo de Fartura, André Bertoni.

Ele contou que, depois de muitos desafios, por volta das 18h, todos chegaram ao final da rota na Abadia de Nossa Senhora da Santa Cruz, em Itaporanga. Lá todos os cliclistas foram recepcionados pelo secretário de Turismo daquele município, Cassiano Godoi. 

Durante o trajeto, a iniciativa privada ofereceu frutas e água aos participantes. A Coordenadoria reforça seu agradecimento ao Sacolão Vila Nova, Quitanda Avenida, Vereador Fernando Pitukinha, e às equipes do Turismo, Educação, Transportes e Limpeza. 

“Foram quilômetros de muita superação, obstinação e raça, já que se trata de um trajeto pesado, que exige muito dos participantes”, enfatiza Bertoni. Ele também agradeceu a todos os presentes. 

 

Oportunidades no cicloturismo de Fartura

André Bertoni lembrou que a Coordenadoria de Turismo, por meio do Programa CADFARTUR, está cadastrando os cidadãos farturenses interessados em atuar como monitores ecoturismo e de cicloturismo no município.

A primeira etapa envolve o preenchimento da Ficha de Interesse no link: https://bit.ly/fartura_cicloturismo

Os cadastrados passarão pelos cursos de capacitação oferecidos pelo Setor, desde empreendedorismo até primeiros socorros.

“Todos os moradores que têm bicicleta podem ter uma renda adicional com a condução de grupos de ciclistas”, explicou André.

Segundo ele, desta forma, o município poderá receber da forma adequada os grupos de ciclistas e fortalecer o turismo local. Para mais informações os interessados podem entrar em contato pelo WhatsApp da Coordenadoria de Turismo pelo número (14) 9.9889-1036.

Prefeitura Municipal


Fartura