Assistência Social alerta sobre prazo para inclusão no BPC e atualização do CadÚnico

Assistência Social - Quarta-feira, 10 de Novembro de 2021


Assistência Social alerta sobre prazo para inclusão no BPC e atualização do CadÚnico

A Prefeitura, por meio da Coordenadoria de Assistência Social de Fartura, alertou que o Governo Federal divulgou novo prazo de inclusão no Benefício da Prestação Continuada (BPC) para os não inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). 

De acordo com a Pasta, quem não efetuar o cadastramento, terá o benefício suspenso a partir de janeiro de 2022, dependendo do mês de nascimento do beneficiário. Atualmente, a maioria dos beneficiários do BPC e suas famílias encontram-se inscritos no CadÚnico. “O cadastramento de novos requerentes continua sendo obrigatório”, cita a coordenadora Patrícia Braga.

Em razão da pandemia e como medida de proteção e cuidado com este público, o calendário de atualização será organizado conforme o esquema abaixo, assim como os beneficiários não cadastrados que fazem aniversário nos meses de setembro a dezembro e que ainda não estiverem no CadÚnico terão o bloqueio do benefício. Se durante o período de bloqueio não for feito o cadastro, o benefício será suspenso.

A Pasta lembra que tem direito BPC a pessoa idosa, com mais de 65 anos ou a com deficiência, que comprovadamente não possuam meios de prover sua manutenção ou de tê-la provida por sua família. 

 

Saiba quando atualizar dados do CadÚnico

 

A Coordenadoria de Assistência Social também orienta os moradores sobre quando atualizar os dados do Cadastro Único (CadÚnico). Os indivíduos beneficiados devem estar atentos a mudança de endereço; mudança de número de telefone; alteração de estado civil; alteração de renda mensal; nascimento, adoção ou falecimento de membros da família.

Mesmo que não existam alterações nestes itens, a família deve atualizar o cadastro a cada dois anos, segundo a Pasta. Para mais informações o farturense pode procurar pelo Centro de Referência da Assistência Social (Cras) de seu território, munido de documentação da família.

O CRAS Ângelo Lucarelli, está situado à Avenida João Rocha de Andrade, 589, Vila de Fátima, sendo o telefone (14) 3382-1269; e o CRAS José Ubirajara Teixeira à Rua Samuel de Oliveira,141, Centro, telefone (14) 3308-9200.

Horário de funcionamento das 8h às 17h. O WhatsApp é o (14) 9.9705-9199, para agendar atendimento.

Prefeitura Municipal


Fartura