Já está disponível no site e para sistemas Android e iOS, a nova versão gratuita do software do Programa Identidade Jovem, o “ID Jovem”. O novo espaço oferece notícias e informações sobre cursos de capacitação e políticas públicas de interesse dos beneficiários da iniciativa federal.
Com as inovações apresentadas, o aplicativo permitirá o armazenamento de mais de uma carteirinha por aparelho; a inserção de foto; a geração de QR Code (código de barras, ou barramétrico, bidimensional, que pode ser facilmente escaneado usando a maioria dos telefones celulares equipados com câmera); a ativação de notificações e a validação da “ID Jovem” por empresários.
Além disso, a ferramenta passa a contar com um serviço de atendimento ao usuário “fale conosco” e uma área onde será possível acessar informações sobre cursos e questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de anos anteriores.
Para aderir ao programa, é necessário estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal, e ter atualizado as informações disponibilizadas ao cadastro há pelo menos 24 meses. Não é necessário ser estudante para garantir o benefício.
O “ID Jovem” oferece diversos benefícios como, por exemplo, meia-entrada para eventos culturais e esportivos e vagas gratuitas e com descontos em transportes coletivos. Esse programa é integrado ao Estatuto da Juventude e foi criado pelo Governo Federal com o objetivo de beneficiar milhões de jovens brasileiros de baixa renda.
Fartura