Fartura intensificou, nos últimos dias, o controle da raiva dos animais herbívoros para evitar a disseminação da doença no município. Recentemente, foi diagnosticado um caso isolado de Raiva Animal Positivo no município. O felino pertencia a uma residência situada na área rural.
Com isso, um mutirão para combate ao vírus infeccioso em animais foi promovido por representantes do Escritório de Defesa Agropecuária (EDA) de Ourinhos, de 8 a 12 de novembro. A equipe inspecionou 77 propriedades e orientou 81 moradores.
O trabalho também consistiu na captura de 97 morcegos hematófagos. Todos receberam a aplicação de uma pasta vampiricida e foram soltos para retornarem aos seus abrigos, promovendo a redução do número de indivíduos, porém protegendo a espécie.
O controle da raiva dos herbívoros foi realizado por equipes especializadas da Secretaria de Agricultura e Abastecimento com seis funcionários da Coordenadoria de Defesa Agropecuária.
Os controladores vistoriaram propriedades rurais com confirmação ou suspeita de animais contaminados com a doença e também as que estão próximas, com fins de educação sanitária, orientações sobre vacinação e sinais da doença. Também realizaram a revisão de abrigos cadastrados, total de 18, e identificaram os locais que possivelmente possam servir de abrigo para a espécie.
Vacinação contra a Raiva
A Vigilância Sanitária (VISA) informa que já foram vacinados contra a Raiva 942 cães e 297 gatos e que a imunização continua acontecendo no município.
O Setor esclarece que a Campanha da Vacinação contra raiva foi substituída por Vacinação Antirrábica de Rotina, decisão tomada pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB), e que os moradores que tiverem interesse em imunizar os animais de estimação, devem entrar em contato pelo telefone (14)3308-9402.
Fartura