A equipe da Vigilância Sanitária (VISA), de Fartura, já vacinou este ano, 1.339 animais contra a Raiva. As informações são do supervisor do setor, Mauro Bueno. No total, foram imunizados 1.339 cães e 327 gatos.
A raiva é uma doença infecciosa que afeta os mamíferos, sendo causada por um vírus que se instala e multiplica primeiro nos nervos periféricos e depois no sistema nervoso central, passando para as glândulas salivares, de onde se multiplica e contamina outros pets. Por ocorrer em animais e também afetar o ser humano, é considerada uma zoonose.
O objetivo da equipe é impedir que a doença se propague. As doses são enviadas pelo Governo do Estado de São Paulo e assim que chegam ao município, são aplicadas nos animais. O supervisor Mauro, esclarece que a VISA vai até as casas, vacinando os animais que ainda não foram imunizados e que não haverá as tradicionais campanhas comunitárias, devido ao risco de contagio pelo Coronavírus.
Para mais informações, basta entrar em contato pelo (14) 3308-9402.
*Balanço de atividades realizadas em novembro*
A equipe da Vigilância Sanitária (VISA), de Fartura, apresentou novo balanço sobre as atividades realizadas no mês de novembro. Mauro Bueno informou que foram inspecionados 109 estabelecimentos sujeitos a Vigilância Sanitária e 46 do ramo de alimentos.
A VISA verificou, ainda, 40 empreendimentos de derivados de tabaco e recebeu cinco denúncias, sendo que todas foram atendidas. A VISA promoveu 13 atividades educativas para o setor regulado (Covid-19); além de efetuar a exclusão de dois cadastros de estabelecimento e oito licenciamentos.
O Setor trabalhou na regulamentação de três estabelecimentos de serviço de alimentação e elaborou quatro cadastros. Mauro lembrou que a VISA também analisou e aprovou um projeto básico de arquitetura.
*Disk Denúncia*
Mauro lembra que o Disk Denúncia Combate ao Coronavírus segue ativo e funciona 24 horas por dia, pelo número (14) 9.9673-1090. O canal mantém o atendimento de delações sobre irregularidades.
Fartura