Viveiro Municipal de Fartura investe na produção de mudas para doações
Meio Ambiente e Agricultura - Quinta-feira, 07 de Abril de 2022
Com a urbanização, a sociedade tem sido afetada no que diz respeito à qualidade de vida e ao bem-estar. Preservar e integrar espécies vegetais no ambiente urbano tem sido sinônimo de sobrevivência. Dessa forma, os viveiros de mudas se apresentam como elemento essencial para a arborização urbana e a Prefeitura de Fartura investe na produção de mudas para doações.
O Viveiro Municipal está localizado na Chácara, onde funciona também a Coordenadoria de Agricultura e Meio Ambiente. Lá estão sendo cultivadas mudas indicadas especialmente para a preservação das nascentes municipais e para a distribuição aos produtores rurais, que tenha interesse em reflorestá-las. A equipe informa que também dará início à assessoria técnica para produtores que desejam preservar as nascentes e fará o acompanhamento após o plantio.
No Viveiro, podem ser encontradas as seguintes mudas: Aroeira Pimenteira, Ingá e Sanga d’Água, além de muitas outras. A Pasta informou que centenas já foram entregues a produtores rurais de Fartura, somente neste ano de 2022. No total são 8 mil mudas, divididas entre 20 a 30 espécies., disponíveis para doação. Os funcionários responsáveis pelo cultivo são Paulo Frederico e José Leonardo.
A coordenadora de Agricultura e Meio Ambiente, Patrícia Garcia, informa que o Viveiro da Chácara Municipal tem por objetivo atender a população de Fartura, fornecendo espécies indicadas para a arborização urbana, como Oiti, Resedá, Ipê Rosa e Roxo.
De acordo com a engenheira ambiental da Prefeitura, Nanúbia Barreto, atualmente é grande a demanda. “Fornecemos também mudas frutíferas, como Ameixa, Figo, Abacate, Manga, Acerola, Pitanga, Uvaia, Camu-camu, Araçá, Graviola, Goiaba e Amora”, informa.
“Nasce uma criança, nasce uma árvore”
O projeto “Nasce uma criança, nasce uma árvore” contempla com mudas de árvores do Viveiro, as famílias farturenses de recém-nascidos, que queiram plantar uma árvore, para que cresça junto com a criança. A Lei Municipal de número 1.415, de 08 de março de 2007, regulamenta a doação e já na maternidade, as mães devem ser orientadas sobre a Lei e têm até 90 dias para solicitar a muda de árvore. Em Fartura, nascem mensalmente entre 10 e 15 bebês.
A Coordenadoria fornece também mudas de árvores para plantar especificamente nas calçadas, casas, sítios, ou para reflorestar nascentes e minas. Mais informações podem ser obtidas diretamente na Chácara Municipal ou pelo telefone (14) 3382-1792.