Na data de 18 de maio de maio, foi instituído o Dia de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, pela Lei federal 9.970/00, originada por um crime bárbaro ocorrido com a criança Aracelli, na cidade de Vitória/ES, em 1973. Todos os anos, os profissionais da Coordenadoria de Assistência Social de Fartura realizam atividades em alusão à Campanha 18 de Maio. Neste ano, inúmeras ações foram planejadas e estão sendo realizadas no município.
Peça Teatral
Nos dias 09 e 10 de maio, alunos de 1ᵒˢ a 5ᵒˢ anos da rede municipal de ensino; de 6ᵒˢ anos da rede estadual e da Apae assistiram à Peça Teatral “Vim ver Maria”, encenada pela Companhia “Só Arte”, de Ourinhos e, de forma lúdica foram orientados sobre a prevenção ao abuso e exploração sexual.
“Estamos também divulgando vídeos explicativos sobre o tema nas redes sociais, com a participação das psicólogas Eloá Chechi - integrante da Coordenadoria de Saúde e Silvia Helena Romano Garcia, do Serviço de Acolhimento Municipal a Criança e Adolescente (SAMCA). O coordenador de Assistência e Desenvolvimento Social, Luís Ricardo Leme, o Caco, concedeu entrevista ao Jornal Nova Voz, nesta quarta-feira, 18, para falar sobre o tema e esclarecer à comunidade sua importância.
Panfletagem e Passeata nesta quinta (19)
Nesta quinta-feira (19), os profissionais da Coordenadoria, planejaram ação de abordagem e panfletagem junto à população. O ato acontece nos arredores da Praça Tenente Casemiro e terá seu auge com uma Passeata, envolvendo os colaboradores até à Praça da Matriz, concluindo a atividade na Feira da Lua.
Encerramento da Campanha será dia 25
Na quarta-feira, 25 de maio, será realizada uma palestra com a psicóloga Isabela Nunes. A profissional abordará o tema, junto às famílias beneficiárias do Programa “Auxílio Brasil” e “Criança Feliz”.
“É muito importante lembrar que a luta em defesa dos direitos das crianças e adolescentes do nosso município não se inicia e nem acaba no mês de maio, ela deve ser praticada diariamente e é de responsabilidade de toda a população, pois quem não denúncia, também violenta!”, destaca a assistente social, Rejane Nunes.
Denúncias
Em Fartura, as denúncias podem ser feitas pelos números do Conselho Tutelar (14) 3382-1646 ou Celular (14) 9.9631-8722; Delegacia de Polícia pelo (14) 3382-1331 ou Ministério Público do Estado de São Paulo por meio do “Disque 100”.
Fartura