A Prefeitura de Fartura, por meio da Coordenadoria de Agricultura e Meio Ambiente, juntamente com parceiros como o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SP) e Sindicato Rural de Fartura, está promovendo inúmeros cursos para ajudar produtores rurais do município. As aulas acontecem na Chácara Municipal.
Nos dias 26, 27 e 28 de maio, foi promovida capacitação sobre o uso correto dos Defensivos Agrícolas, popularmente chamados de Agrotóxicos. As aulas ministradas pelo instrutor José Gilmar Franco, esclareceram sobre o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs); importância de se atentar aos rótulos e sobre o local adequado para a manipulação. A engenheira ambiental, Nanúbia Barreto, falou sobre a importância de orientar os produtores sobre os riscos destes produtos ao meio ambiente e também para o organismo humano. Os participantes passaram por uma avaliação escrita e o certificado foi entregue somente a quem demonstrou o aprendizado e atingiu boas médias.
Do dia 2 a 5 de junho, foi realizado curso obrigatório para os podadores do município, com a engenheira agrônoma Renata Sampaio Bassi. A maior parte dos trabalhadores desta área, estiveram na capacitação, segundo informou a coordenadora de Agricultura e Meio Ambiente, Patrícia Garcia. Os podadores participaram de aulas práticas realizadas em árvores da Chácara Municipal; em frente à Prefeitura Municipal e da Avenida Antonio Prioli.
A Coordenadoria de Agricultura e Meio Ambiente emitirá crachás para os farturenses que estão aptos a trabalhar com podas no município. Desta forma, serão identificados mais facilmente pela população. Outras capacitações devem ser realizadas no município e a Pasta estará divulgando antecipadamente para que os interessados possam participar.
Fartura