Pioneirismo: Fartura forma 54 monitores Ecoambientais de Pesca Esportiva e Turismo Náutico

TURISMO - Sexta-feira, 10 de Junho de 2022


Pioneirismo: Fartura forma 54 monitores Ecoambientais de Pesca Esportiva e Turismo Náutico

Na terça-feira, 7 de junho, foi concluída a formação da 1ª turma de monitores Ecoambientais de Pesca Esportiva e Turismo Náutico do município de Fartura, com palestras promovidas pela engenheira ambiental, Nanúbia Barreto e educadora ambiental, Isabela Mendes, no Anfiteatro da Escola Municipal Professor Miguel de Góes Vieira. Fartura criou a Lei nº 2.490, de 4 de novembro de 2021, que autoriza aos cidadãos farturenses a exercerem a função de “Monitor Ecoambiental Local”, com o objetivo de preparar moradores para atender turistas.

Segundo o Artigo 1º da Lei, é considerado “Monitor Ecoambiental Local” o profissional que, devidamente cadastrado na Coordenadoria de Turismo, exerça as atividades de acompanhamento, orientação e transmissão de informações a pessoas ou grupos em visitas ou excursões urbanas municipais.

O coordenador de Turismo, André Bertoni, explicou que se trata de mais uma ação pioneira na área turística em toda a região. Concluíram o ciclo de capacitação 54 alunos, que receberão o Selo de Qualidade do Turismo; certificados para atuarem como monitores eco ambientais oficiais do município, além de terem contatos publicados no site do Turismo, como referência para visitantes do município.  

Outras vantagens serão oferecidas aos formandos, como crachá digital personalizado pela Coordenadoria de Turismo e todos terão suporte para a abertura de uma microempresa individual (MEI). Uma solenidade de diplomação será programada pela Pasta. Os novos profissionais poderão participar do Programa Fartura Invest Tur, que é uma outra política pública voltada ao desenvolvimento do turismo do município. Por meio deste, conseguirão linha de credito para melhorar os serviços prestados e assim, receber melhor os turistas. 

“Precisávamos desta Injeção de material humano no mercado do Turismo, será muito importante para alavancar o Setor”, destaca o coordenador.  André explicou que este programa teve início em setembro de 2021 e, tem por objetivo alavancar o setor turístico, oferecendo mão de obra capacitada para receber os visitantes.

A Prefeitura informa que a política pública de formação de monitor ecoambiental não foi encerrada, já que haverá capacitação para interessados em trabalhar nas áreas de cicloturismo, voo livre, Hiking (trilha a pé) e atividades Off-Road. O Turismo deve divulgar a abertura de novas turmas em breve. Mais informações podem ser obtidas pelo site: www.turismo.fartura.sp.gov.br ou telefone WhatsApp (14) 9.9889-1036, com a Coordenadoria de Turismo.

 

 

 

 

 

 

 

Prefeitura Municipal


Fartura