Os 54 artesãos cadastrados pela Coordenadoria de Turismo (CTur), de Fartura, estão criando placas motivacionais, de forma voluntária, com suas próprias mãos. Os objetos serão instalados em 9 ciclorotas e em 2 rotas turísticas, que cortam o município. E o mais legal deste trabalho é a sua exclusividade. O material para a pintura foi fornecido pela Coordenadoria, que tem como objetivo deixar os trajetos mais alegres e motivar os turistas.
Os profissionais fazem parte do Programa “Artesanato Fartura”, que prevê inúmeros benefícios para o grupo. O prefeito Luciano Filé, lembrou que muitos artistas tiram deste dom, o sustento de toda a família e observou a relevância deste trabalho para a cultura do provo farturense. O coordenador de Turismo, André Bertoni, informou que a instalação das placas deve ter início no mês de julho.
André explicou que o “Artesanato Fartura” é especial e resgata, capacita e gera renda, por meio da arte e do conhecimento sobre a cultura local. “Também é uma forma de valorizar o trabalho dessas pessoas e serve como motivação para que elas continuem se dedicando, devemos lembrar ainda, que o esse Programa representa uma forma de expressão e é responsável pela preservação da cultura local”, destaca.
O coordenador de Turismo, lembrou que os artesãos cadastrados têm acesso livre às marcas e acervo municipal e obtiveram o “Selo de Qualidade do Turismo”, em seus produtos. Outra novidade é que têm suporte na comercialização - por meio de parceria com a iniciativa privada com a instalação de expositores fornecidos pela CTur-.
Para fazer o cadastro e participar do Programa “Artesanato Fartura”, os interessados devem entrar em contato com a CTur de Fartura à Rua Flor de Lis, 38, Parque das Flores, pelo telefone (14) 9.9889-1036 ou registrar-se diretamente no site: www.turismo.fartura.sp.gov.br.
Fartura