Programa Criança Feliz promove Almoço Junino para mais de 50 famílias

Assistência Social - Segunda-feira, 27 de Junho de 2022


Programa Criança Feliz promove Almoço Junino para mais de 50 famílias

Na tarde de domingo, 26 de junho, a Prefeitura de Fartura, por meio da Coordenadoria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social, juntamente com a equipe do Programa Criança Feliz, promoveu um Almoço Junino, na sede do Grupo de Apoio aos Portadores de Câncer para os atendidos e familiares do Programa Criança Feliz. Todos se deliciaram com um saboroso almoço servido pelos colaboradores do Grupo. Atualmente Fartura atende aproximadamente 50 famílias dentro das diretrizes do Programa.

O prefeito Luciano Filé esteve no evento e colocou as mãos na massa, literalmente, auxiliando na cozinha. O chefe do Poder Executivo, desde que assumiu, apoia as ações deste importante programa para os munícipes. Brinquedos também foram instalados para que os pequenos convidados se divertissem. 

A psicóloga Isabela Nunes ministrou palestra com o tema: “Vínculos Afetivos”.  Ainda no meio da tarde, as crianças e familiares se divertiram com o espetáculo do “Palhaço Thuthuco e seu Mágico”. “Foram momentos de muita descontração, lazer e diversão para a garotada, tudo recheado com muitos quitutes e guloseimas”, destacou o coordenador de Assistência e Desenvolvimento Social, Luís Ricardo Leme, o Caco. “Com certeza atingimos os objetivos com essa ação, pois pudemos notar a satisfação dos pais e cuidadores, nos olhares dos pequenos percebemos que este foi um importante momento de fortalecimento de vínculos afetivos”, acrescenta Caco.

O Programa Criança Feliz foi implantado no município de Fartura por meio do Decreto Municipal nº 3.594/17 e, surge como uma importante ferramenta para que famílias - com crianças entre 0 e 6 anos - ofereçam meios para promover o desenvolvimento integral. “É uma estratégia, alinhada ao marco legal da Primeira Infância, que traz as diretrizes para a formulação e a implementação de políticas públicas, em atenção à especificidade e à relevância dos primeiros anos de vida no desenvolvimento infantil e humano”, explicou a assistente social, Rejane Nunes.

A colaboradora lembrou que o público alvo são gestantes, crianças de 0 a 3 anos, famílias inscritas no Cadastro Único e, crianças de até 6 anos, quando beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC). A principal ação do Programa diz respeito a realização de visitas domiciliares. Trata-se de ações desenvolvidas pelos visitadores na residência da família incluída. “Representam uma estratégia de aproximação dos serviços com a família e, por isso, favorecem um reconhecimento mais preciso das características, potencialidades e necessidades de cada contexto, resultando em propostas de intervenção singulares, pertinentes a cada realidade”, continua Rejane.

Estudos mostram que as visitas domiciliares são efetivas para fortalecer os vínculos e as competências da família para o cuidado das crianças e promover o desenvolvimento infantil. As visitas domiciliares do Criança Feliz assumem, então, as perspectivas da prevenção, da proteção e da promoção do desenvolvimento infantil na primeira infância.“Todo mundo torce para que seu bebê se transforme em um vencedor na vida. Estimular as crianças corretamente desde o começo é a melhor maneira de garantir essa vitória.” E esse é o nosso objetivo para todos os atendidos pelo Programa Criança Feliz em Fartura”, conclui Rejane, assistente social, supervisora do Programa. 

Prefeitura Municipal


Fartura