A Prefeitura de Fartura, por meio da Coordenadoria de Agricultura e Meio Ambiente, promoveu no mês de julho, Curso de Inseminação Artificial, para 14 agropecuaristas e estudantes da área. Segundo a coordenadora Patrícia Garcia, o curso superou as expectativas. As aulas foram promovidas com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SP), Sindicato Rural de Fartura e Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI).
O veterinário da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), Ricardo Garbelotto, ministrou as aulas. No dia 25, houve aula teórica na Chácara Municipal, onde os alunos aprenderam sobre o ciclo reprodutivo da fêmea bovina “Os aprendizes viram também sobre fisiologia do aparelho reprodutivo e anatomia, com peças coletadas no frigorífico da cidade vizinha”, destaca Ricardo.
Houveram aulas práticas em três propriedades do município, sendo de André Gabriel, Eliezer Amaral e de Eraldo Lança. Ricardo contou que o encerramento aconteceu no dia 29 de julho, onde foi realizado um almoço de confraternização com os participantes. “Os alunos aprenderam tudo que é necessário para que dominem bem a técnica”, frisa. “É um curso muito importante, que promove o melhoramento genético, tanto para bovinos de corte, quanto de leite”, acrescenta.
“Todos participaram com entusiasmo das aulas e só tenho a agradecer à Prefeitura, Sindicato Rural e à CATI, por permitir transferir conhecimento técnico para estas pessoas”, salienta. Ricardo informou que existem reciclagens para os interessados em participar novamente.
#Fartura #Agricultura #CATI #Pecuaristas #InseminaçãoArtificial
Fartura