Nesta quinta-feira, 13 de abril, Fartura criou o Comitê Municipal de Prevenção e Monitoramento. Com ele, lançou o Plano de Ação para Segurança nas Unidades Escolares, contendo inúmeras ações serão colocadas em prática, visando conter qualquer tipo de movimentação que possa colocar a vida da comunidade escolar de Fartura em risco.
A Reunião ocorreu no Centro Comunitário Odorico Furquim, reunindo idealizadores da ação: prefeito Luciano Filé e coordenadora da Educação, Daiane Teixeira Gabriel, com as equipes gestoras das escolas municipais, estaduais, filantrópicas, particulares, entidades e pais. Policiais militares também estiveram no encontro, incluindo o comandante da 3ª Companhia da Polícia Militar, Capitão Pablo Batista de Souza.
O Plano de Ação para Segurança nas Unidades Escolares destaca a:
Criação do Comitê Municipal de Prevenção e Monitoramento: membros, objetivos e finalidades;
Reforço da segurança no perímetro escolar: ampliação da Atividade Delegada com agentes de segurança em pontos fixos e atentos;
Controle de acesso: só entram nas Escolas pessoas autorizadas que se identifiquem nas portarias de cada unidade;
Canal de Denúncias contra ataques e ameaças a escolas pelo telefone/WhatsApp (14) 9.9730-1282.
Implantação do Botão SOS Escolar;
Formação e apoio aos educadores: auxiliando-os a perceberem os sinais de comportamentos violentos e fragilidades na saúde mental;
Câmeras nas unidades escolares: todas as unidades contarão com câmeras de monitoramento e segurança;
Vigilância e Segurança Patrimonial: contratação emergencial de vigilantes para as unidades escolares;
O Capitão da PM destacou o canal de denúncias via WhatsApp criado pela Prefeitura e disse que levará a sugestão para outros municípios para que também adotem. Já Sargento Gilson Aparecido Ferreira, comandante do 5º Grupo Policial Militar, com sede em Fartura, enfatizou a ronda ostensiva dos militares.
“Levamos em conta, ainda, as sugestões dos presentes no encontro e não mediremos esforços para manter a ordem e prevenir a violência dentro de nossas escolas”, explica o prefeito Luciano Filé. O prefeito agradeceu o apoio e a atuação do Capitão Pablo, Sargento Gilson, Polícia Militar, aposentados da Reserva: Robertinho, Rodnei Rosolen, Emílio Bortoti e Loriano, vereadores e pais de alunos. “Todos prontamente atenderam nosso chamado e contribuíram com a adoção de todas essas medidas”, acrescenta o chefe do Poder Executivo.
#Fartura #Seguranca #Educacao #SegurancaEscolar #Monitoramento #Prefeitura
Fartura