O 1º bimestre das atividades relacionadas à Educação Ambiental nas escolas da rede municipal de ensino, foi encerrado na sexta-feira, 28 de abril, com apresentações nas escolas João Batista de Oliveira e Miguel de Góes Vieira, na sexta-feira, 5 de maio. As ações são relacionadas ao projeto “Preservar é preciso”, implementadas por meio de parceria entre as Coordenadorias de Educação, Agricultura e Meio Ambiente e Coopera Fartura.
A educadora ambiental, Fernanda Luvizon, da Coopera Fartura, trabalhou por dois meses o tema “Água”, levando a importância deste recurso natural, destacando que a conservação é garantia de preservação da vida no planeta. Fernanda informou que também passou pelos Centros de Educação Infantil, onde levou aprendizado relacionado à poluição dos rios e nascentes, de forma lúdica. “Citamos como a água é fundamental para os seres humanos, animais e plantas, através do plantio de feijões”, destaca.
Já os alunos dos 5° anos trabalharam sobre a importância dos recursos hídricos. “Aprenderam sobre como os rios são formados; impacto da poluição; erosões e falta de manejo do solo, que causam assoreamento dos rios e nascentes, onde se localizam as nascentes, córregos da cidade de Fartura”, esclarece Fernanda.
O encerramento desta etapa de aprendizado foi realizado com apresentações de estudantes das duas escolas de ensino fundamental: João Batista de Oliveira e Professor Miguel de Góes Vieira. As músicas e danças foram trabalhadas pelas professoras de Educação Física e de Artes das unidades.
Para a equipe, foi emocionante ver o aprendizado através da dança e das músicas apresentadas. Os alunos fazendo o papel de educadores ambientais, levando a seus colegas e todo corpo docente a mensagem sobre a importância da conservação da água.
Fartura