Escolas estaduais recebem ação do Maio Laranja
Assistência Social - Domingo, 31 de Maio de 2026

A campanha Maio Laranja marcou presença nas escolas estaduais de Fartura ao longo de todo o mês de maio, levando informação, orientação e conscientização sobre a prevenção e o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. As atividades foram desenvolvidas por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência Social e a Casa da Juventude, que promoveram encontros com estudantes para abordar a importância da proteção da infância e da adolescência, incentivando o diálogo e o acesso à informação.
Durante as ações, foram discutidos temas relacionados aos direitos das crianças e dos adolescentes, à identificação de situações de violência e à importância de buscar ajuda diante de qualquer situação de risco. A iniciativa também reforçou o papel da comunidade escolar e da família na construção de uma rede de proteção cada vez mais forte e atuante. Além de conscientizar os jovens, os encontros proporcionaram espaços de acolhimento e escuta, fortalecendo vínculos e contribuindo para que os estudantes se sintam seguros para falar sobre o assunto e buscar apoio quando necessário.
A campanha Maio Laranja tem como objetivo mobilizar a sociedade para o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes, destacando que a prevenção começa com a informação e o diálogo. Com a mensagem “Orientar é proteger”, a ação reforçou a importância do compromisso coletivo na defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes. Em casos de suspeita ou denúncia, a orientação é acionar o Disque 100, canal nacional gratuito e sigiloso para denúncias de violações de direitos humanos.

