Aconteceu na noite de 28 de maio, na escola Miguel de Góes Vieira uma formação para todos os professores da rede municipal que trabalham com turmas de 3º, 4º e 5º anos. Com o intuito de preparar os professores que têm turmas que participarão da Prova Brasil e da Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) no ano de 2015. Sendo assim, a Coordenadoria Municipal de Educação de Fartura trouxe uma especialista no assunto para conversar e trabalhar com os professores sobre o tema.
“Foi um momento de troca de experiências entre professores e de aprender um pouco mais sobre os descritores que compõem a Prova Brasil. Acabamos de receber informações sobre o desempenho dos nossos alunos na Avaliação Nacional da Alfabetização no ano de 2014. Os resultados foram excelentes, mas é preciso sempre estudá-los e analisá-los para melhorar cada vez mais”, destacou a supervisora da Educação, Maria Isabel.
A Prova Brasil é uma avaliação para diagnóstico, em larga escala, desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Tem o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.
Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) produz indicadores que contribuem para o processo de alfabetização nas escolas públicas brasileiras. Para tanto, assume-se uma avaliação para além da aplicação do teste de desempenho ao estudante, propondo-se, também, uma análise das condições de escolaridade que esse estudante teve, ou não, para desenvolver esses saberes.