A Prefeitura de Fartura, através da Coordenadoria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, adquiriu na semana passada um botijão de sêmen para inseminação artificial em bovinos.
Segundo o técnico agropecuário e funcionário público municipal Reinaldo Brasílio dos Santos, que faz as inseminações artificiais, houve a necessidade de adquirir um novo equipamento, pois o antigo já tinha 20 anos de uso e a troca vai proporcionar um melhor atendimento aos pecuaristas do município.
“Como o município de Fartura é basicamente formado por pequenos produtores, o programa de inseminação artificial (IA) “se encaixou como uma luva” mostrando aos produtores a importância de se fazer um melhoramento genético em seu rebanho. Com esse trabalho Fartura se tornou referência para outros municípios e desponta como uma das melhores bacias leiteiras da região. É um benefício de baixo custo e ao mesmo tempo o produtor aprende a detectar cios, cuidar melhor da dieta e saúde de seus animais, mantendo seu rebanho em alto nível, descartando a possibilidade de ter que manter um reprodutor no pasto, gerando gasto e desconforto na propriedade”, comentou Reinaldo.
O coordenador municipal da Agricultura, Maurício Teixeira destaca o ótimo trabalho executado pelo funcionário Reinaldo em Fartura, como também o apoio da Prefeitura e da Casa da Lavoura no atendimento ao produtor rural.
Hoje estão sendo beneficiados, através da inseminação artificial, 54 pequenos produtores perfazendo assim um total de 600 vacas inseminadas por ano.