Encabeçada pelo vereador e produtor rural Carlos Rizzo, a 2ª Campanha de Recolhimento de Embalagens Vazias de Agrotóxico em 2018, ocorrida na quarta-feira (19), na Chácara Municipal de Fartura, coletou cerca de quatro mil quilos de embalagens devolvidas por 119 produtores de Fartura e região participantes da ação.
A entrega ocorreu durante todo o dia, na qual além de deixar as embalagens de agrotóxico que passaram pela tríplice lavagem, os produtores rurais também levaram as notas fiscais da compra dos produtos para dar baixa, pois a legislação prevê multa para quem não devolver as embalagens corretamente.
Os funcionários da Adiaesp de Taquarituba (associação sem fins lucrativos que representa a classe dos revendedores de insumos agrícolas e visa o cumprimento da Lei Ambiental), André Camargo e José Mário receberam os materiais. A prefeitura de Fartura cedeu um caminhão (gaiola) para transportar as embalagens recolhidas para a sede da Adiaesp.
“Agradeço o apoio da Comercial Vila Velha, Cooperativa Capal, prefeito Tinho Bortotti e coordenador municipal da Agricultura e Meio Ambiente, Maurício Teixeira, supervisora da Adiaesp, Geniane e os funcionários André Camargo e José Mário. Também agradeço a todos os produtores rurais que participaram da campanha”, destacou Carlos Rizzo.
O produtor rural que não entregou as embalagens de agrotóxico pode levar na sede da Adiaesp no Distrito Industrial em Taquarituba. O prazo para a entrega das embalagens é de um ano e meio após a aquisição do produto.
Vale ressaltar que campanha ocorrerá duas vezes por ano em Fartura e a próxima está prevista para acontecer em julho de 2019.