No início do mês de abril estiveram presentes no município de Fartura a fonoaudióloga, nutricionista, terapeuta ocupacional e a psicóloga do Núcleo de Apoio à Saúde da Família - Nasf de Cafelândia-SP. O intuito da visita foi conhecer o trabalho realizado pela equipe do Nasf de Fartura, para reestruturação do serviço em Cafelândia, que desde a implantação, há cerca de dois anos, enfrenta dificuldades na organização do seu processo de trabalho.

Apesar de estar regulamentado pelo Ministério da Saúde há apenas dois meses, o trabalho do Nasf em Fartura iniciou-se em novembro de 2014 e em cinco meses já tem sido visto como uma referência para as equipes dos outros municípios do Estado de São Paulo. O Nasf de Fartura é formado pela psicóloga Daniela Viana, assistente social Tânia Petrini, nutricionista Luciana Riato e fisioterapeuta Ana Longo.

A equipe pontua que além do comprometimento das profissionais no processo de implantação e na execução do serviço de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde, foi importante o apoio da Prefeitura Municipal de Fartura e da Coordenadoria de Saúde, para que alguns membros da equipe pudessem realizar o curso de Aperfeiçoamento em Apoio Matricial, oferecido pela Fundação Oswaldo Cruz, o que possibilitou um conhecimento aprofundado com relação à metodologia de trabalho do Núcleo de Apoio.

É importante ressaltar que o Nasf desenvolve um trabalho que dá suporte às equipes da Saúde da Família através de atendimentos interdisciplinares, além de capacitar continuamente os profissionais.