O ciclo da biometria obrigatória 2019/2020 abrange 478 municípios paulistas e iniciou-se no dia 4 de fevereiro. O Cartório Eleitoral de Fartura está com uma equipe para o atendimento da biometria do próprio município e também Sarutaiá e Taguaí até o dia 31 de outubro. Outros municípios da região estão na lista, porém com datas diferenciadas do prazo final para a realização da biometria.
Segundo o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Projeto de Identificação Biométrica da Justiça Eleitoral tem por objetivo implantar em âmbito nacional a identificação e verificação biométrica da impressão digital para garantir que o eleitor seja único no cadastro eleitoral e que, ao se apresentar para o exercício do voto, seja o mesmo que se habilitou no alistamento eleitoral.
Em conversa com o funcionário do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), que trabalha no Cartório Eleitoral de Fartura, Carlos Gabriel Teixeira, ele informou que em Fartura 67% dos eleitores já fizeram a biometria, em Taguaí 70% e em Sarutaiá 62%. Ele ressalta que as pessoas desses municípios que ainda não fizeram a biometria devem se dirigir ao Cartório Eleitoral de Fartura (Rua Luiz Ribeiro Salgado, 20, centro) munidos dos documentos: RG ou CNH, título de eleitor e comprovante de residência.
“A biometria é mais uma forma de evitar fraudes, pois serão coletados mais dados além dos que já existem. Agora com a biometria a Justiça Eleitoral terá a impressão digital de todos os dedos, uma assinatura e foto do eleitor. O título continuará de papel e sem a foto, mas o eleitor depois da biometria pode fazer um download de um aplicativo chamado e-Título e lá vai constar a foto e isso é uma maneira de garantir a segurança da identidade do eleitor”, frisou Carlos que complementou, “além de evitar fraudes, a biometria é uma forma de revisar o eleitorado, por exemplo, pessoas que mudaram de município e não transferiram seus títulos e eleitores que estão pendentes por não terem votado em eleições passadas, com a biometria podem regularizar os seus casos”.
O funcionário do TRE-SP ainda destacou que se o eleitor não fizer a biometria terá o título cancelado, não poderá se matricular em faculdade pública, solicitar empréstimos e passaporte, como também não terá direito a votar e se candidatar nas eleições municipais do próximo ano (2020).
O Cartório Eleitoral de Fartura atende de segunda a sexta-feira do meio-dia ás 18 horas. Mais informações pelo telefone (14) 3382 2990. Você pode agendar sua biometria pelo site www.tre-sp.jus.br.
OUTROS MUNICÍPIOS – Também constam na lista do TRE-SP para realização da biometria os municípios de Barão de Antonina, Riversul e Itaporanga (data final 30/08), Cerqueira César (29/11), Arandu, Itaí, Bernardino de Campos, Ipaussu, Itaberá, Itararé, Manduri, Óleo, Ourinhos, Paranapanema, Piraju, Tejupá, Timburi e Avaré (19/12).