Na quinta-feira (23) o Programa Estrategia Saúde da Família da Vila Nossa Senhora de Fátima promoveu uma palestra no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) para gestantes e puérperas sobre a importância da consulta do Pré-Natal e Aleitamento Materno.

A palestra foi ministrada pela enfermeira Isabela Rizzo, onde a profissional ressaltou que a principal missão do pré-natal é garantir a saúde da mãe e do bebê durante os nove meses de gestação.

“É importante que uma mulher, ao constatar a gravidez, procure o mais rapidamente o serviço de pré-natal para já começar o vínculo com os serviços de saúde para fazer os primeiros exames, tomar as vacinas e ter as devidas orientações. Esse é o momento que ela tem para preencher corretamente o seu cartão, que é um instrumento importante de acompanhamento”, disse a enfermeira.

A palestrante também informou as participantes que o aleitamento materno traz inúmeros benefícios à criança e a mãe, por isso deve-se estimular logo após o nascimento do bebê, ainda na sala de parto.

Vale salientar que o Aleitamento Materno é extremamente prático e econômico, uma vez que o leite é produzido pelo próprio organismo, na temperatura correta, o que facilita a vida da mãe que não precisará esquentar mamadeiras, lavar utensílios de cozinha, entre outros.

Além disso, o vínculo afetivo entre a mãe e o filho é muito estimulado pela amamentação, a qual ainda fortalece o sistema imunológico do bebê, protegendo-o contra infecções respiratórias e intestinais, levando-o a ganhar peso, fato que o ajudará a crescer forte.

“Muitas mulheres pensam ter o leite fraco, especialmente ao verificarem que nos primeiros dias após o parto sai de seu peito um líquido ralo e claro. Na verdade, este leite chama-se colostro e é importantíssimo para o bebê, pois nele existem inúmeros anticorpos que a mãe passa ao seu filho, protegendo-o contra diversas doenças”, informou a enfermeira Isabela.

A palestra também teve o objetivo de incentivar as mães e as gestantes a tirar dúvidas sobre o assunto. No final cada participantes recebeu um kit de higiene para o bebê.