Sobre a notícia disseminada na data de 28/04/2020, do município de Carlópolis-PR, esclarecemos que nós, representantes do Sistema Único de Saúde (SUS) realizamos todos os atendimentos e prestamos toda assistência necessária ao paciente positivo para COVD-19, conforme protocolos assistenciais do Ministério da Saúde.
Ressaltamos que todos os documentos (Cartão SUS e Endereço) apresentados pelo paciente, atestam que ele é morador de Fartura, e em nenhum momento dos seus atendimentos ele nos informou que possuía uma residência na cidade de Carlópolis-PR, portanto realizamos todos os atendimentos pertinentes ao seu quadro clinico e não tínhamos motivos para comunicar a Secretaria de Saúde deste município.
Comunicamos que o paciente não contraiu o vírus em nosso município, pois veio de São Paulo com sintomas gripais, conforme relato no primeiro atendimento dele no Pronto Socorro dia 10/04/2020.
Recebemos duas ligações no dia 28/04/2020 de uma pessoa dizendo ser da Vigilância Epidemiológica de Carlopolis, mas não informamos sobre o caso, pois devemos manter o relacionamento de confidenciabilidade com o paciente.
A secretaria municipal de saúde de Carlopolis deveria ter encaminhado formalmente solicitação de esclarecimento junto a nossa coordenadoria antes de se pronunciar em redes sociais.