A equipe de Odontologia do município de Fartura iniciou os trabalhos de prevenção da Saúde Bucal 2015 começando pelas creches, pré-escolas e escolas municipais, e estará durante todo o ano orientando os alunos sobre a importância da escovação dental, higiene bucal, alimentação sem excesso de doces, entre outros temas.
Para ensinar os pequenos, são realizados teatros com fantoches e palestras, demonstrando desde o modo de segurar a escova e passar o fio dental até a escovação completa.
A saúde bucal reflete diretamente na saúde geral. Responsáveis pela mastigação dos alimentos, pela articulação de palavras e, principalmente, por serem um fator importante na estética, os dentes tornam-se estruturas primordiais para o organismo. Os dentes tortos ou mal posicionados podem provocar dificuldade para mastigar e engolir os alimentos, alterar a fala e dicção, favorecer a respiração pela boca e, consequentemente, gerar falta de saliva, além de serem mais suscetíveis às cáries e comprometerem a autoestima.
Um outro mal gerado pelos dentes tortos que também é muito apontado pelos dentistas é a respiração bucal. A má posição dentária favorece a respiração pela boca. No entanto, essa anomalia além de fugir do padrão traz outros problemas como gengiva, língua e bochechas irritadas devido à falta de saliva (boca seca) e mau hálito. Respirar pela boca causa muitos danos à saúde, ou seja, aumenta o índice de cárie, acarreta irritação na gengiva, traz com o tempo mudanças no posicionamento da língua, deglutição atípica, entre outros. A presença de hábitos bucais também são fatores determinantes, como por exemplo, chupar o dedo, empurrar a língua entre os dentes, entre outros. Existem inúmeras causas para os dentes tortos. Todavia, o importante é saber a causa e proceder com o tratamento adequado. A saúde da sua boca é a porta de entrada para sua saúde total!