O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Fartura, em parceria com a Coordenadoria Municipal de Assistência Social, realizou na quinta feira, 17 de abril, a sua VIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e a VIII Conferência Lúdica Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Esta teve como temática “Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes: fortalecendo os conselhos de direitos”. A VIII Conferência Lúdica aconteceu durante a tarde no Cine Clube Municipal e estiveram presentes em torno de 70 crianças e adolescentes, atendidos pelos programas sociais do município, entidades e das escolas. Durante a noite, a VIII Conferência teve como foco o público adulto, mas ainda debatendo acerca dos direitos das crianças e adolescentes. Estiveram presentes o prefeito Hamilton César Bortotti, a presidente do CMDCA Lilian Juliane Reis Alves, a coordenadora da Educação Jovana, coordenadora da Assistência Social Karen, técnicos da Coordenadoria de Assistência Social, Saúde, Educação e entidades.
A VIII Conferência teve como objetivo principal analisar, propor e deliberar, com base na avaliação local, as diretrizes para a proteção aos direitos das crianças e adolescentes, o fortalecimento da participação da sociedade em geral, a promoção do protagonismo infanto-juvenil, a defesa do Estatuto da Criança e do Adolescente, e a formulação e avaliação das políticas públicas municipais e do Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.
Foram discutidos os cinco eixos temáticos estabelecidos pelo Conanda por intermédio dos técnicos da Comas e conselheiros do CMDCA. E contou também com a apresentação cultural, que foi abrilhantada pelo grupo de Capoeira Angola.
Os grupos de trabalhos foram organizados para que todos pudessem discutir os eixos temáticos e formular propostas para a Gestão Municipal implantar e, sendo o caso, implementar, os programas, ações e serviços sociais existentes, bem como propostas para a Conferência Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Também foram eleitos delegados para participarem da Conferência Regional: Mariinha e Agueda como titulares, e Rita e Tania como suplentes (representando os trabalhadores governamentais); Elisiane e Mariana como titulares, e Lilian e Beatriz como suplentes (representando os trabalhadores não governamentais). Para a Conferência Regional Lúdica, foram eleitos Helisa (representante do Grêmio Estudantil) e Ana Carolina (Gama) de titulares, e Ana Paula (Senar), Brenda (Senar) e Ticiane (INSP) como suplentes.